WordPress 3.4 em Português vai ter uma versão informal

Gostas de ser tratado por tu e de tratar os outros por tu?

Então vieste ao sítio certo porque a partir da versão 3.4, o WordPress em Português de Portugal vai ter, a par com a versão habitual que passa a chamar-se “versão formal”, uma versão informal que trata toda a gente por tu, do administrador todo-poderoso ao visitante anónimo. O assunto foi debatido no último encontro informal em Lisboa e a comunidade atirou-se de imediato à tarefa. O empenho foi tal que, em menos de uma semana, o projecto passou de versão beta a release candidate.

A adaptação do texto obrigou a uma leitura completa de todas as strings do WordPress e, como é inevitável num projecto desta dimensão, foram encontrados vários erros e inconsistências que suscitaram uma intensa actividade no seio da comunidade e conduziram a uma revisão completa da versão formal e da terminologia empregue. Esse trabalho de revisão, que ainda está em curso, vai melhorar consideravelmente a experiência do utilizador no WordPress em Português de Portugal, quer seja tratado por tu ou por você.

Foi tomada, num primeiro tempo, a opção conservativa de manter as duas versões praticamente idênticas, excepto no tratamento e nas alterações eventuais que esse tratamento pode trazer ao contexto. Mas com o passar do tempo, e segundo as necessidades e vontades dos utilizadores, é bem possível que as duas versões comecem a divergir. Já se optou, para começar, por substituir o “Caro utilizador” da versão formal por um simples “Olá” na versão informal.

Se quiseres colaborar é por aqui

4 pensamentos sobre “WordPress 3.4 em Português vai ter uma versão informal

Leave a Reply