1º Meetup no Porto foi assim

highres_187034622

Teve lugar no passado Sábado, 8 de Dezembro, o primeiro Meetup WordPress no Porto, que reuniu no Muzzik um painel de aproximadamente vinte entusiastas.

Este “número zero” teve como objectivo principal o “aquecimento da máquina”, proporcionando aos presentes a oportunidade de se conhecerem ou aprofundarem interesses e relações, bem como determinar quais os interesses mais recorrentes dentro desta comunidade que agora dá os primeiros passos.

O encontro organizado e conduzido pelo Marco Pereirinha traduziu-se em entusiasmo e vontade de avançar para o próximo.

WordPress por e para cada vez mais gente

Não é de estranhar que a necessidade de um encontro WordPress a norte se faça sentir: são cada vez mais os utilizadores da plataforma (nas versões .com e .org), como são cada vez em maior número os que se dedicam à programação e design que nos oferecem desenvolvimentos e evoluções do core, bem como milhares de temas, plugins e outras extensões.

Portugal está bem representado pela comunidade WordPress Portugal, fundada pelo Zé Fontaínhas, tendo já promovido dois WordCamps, em 2011 e 2012. Como pôde constatar-se no Meetup, existe a norte muita gente e muita vontade de acrescentar um “pin” ao mapa.

Outro facto sintomático desta cada vez maior adesão e curiosidade em relação ao WordPress é o de terem comparecido a este encontro pessoas que, longe de escreverem linhas de código ou de pensarem muito no que se passa “debaixo do capot” de um website em WordPress, fizeram sentir a sua curiosidade no que à utilização do software concerne: qual a melhor forma de uso, quais as formas de aceder a bases de dados de formação e muitos mais assuntos.

Estas presenças relembram que a Comunidade não é constituída apenas pelos que nela trabalham escrevendo linha de código, mas também – e sobretudo – pelos que usam esse código detectando novas dúvidas e necessidades.

Conversas em torno do WordPress: Code is Poetry

Tratando-se de um warm-up, o encontro decorreu informalmente. Para além das apresentações de alguns intervenientes, sobretudo do meio empresarial ligado à actividade, todos os presentes usaram da palavra, dizendo ao que vêm, porquê, e o que desejam. Dessa forma, pudemos aperceber-nos que uma das principais preocupações relativas ao WordPress é a relacionada com a segurança.

Foram então discutidos problemas e avançadas soluções para alguns aspectos relacionados com a segurança do core, temas, plugins, carregamentos e afins – ao passo que novas dúvidas eram colocadas e anotadas. E dessa discussão, necessariamente curta e algo confusa (um aspecto muito nortenho que muito apreciamos), desde logo foram sendo avançadas soluções, ali partilhadas. Porque é essa, acima de outra, a ideologia por detrás do WordPress.

Para além disso, a conversa pôs a descoberto soluções para os mais diversos problemas, tudo isto numas curtas três horas que ficaram a saber a pouco. Ficamos a imaginar o que acontecerá ao longo de um dia.

E agora?…

E agora… aguardamos a convocatória do Marco Pereirinha para o Meetup WordPress Porto 1, que desta feita deverá ter lugar lá para Fevereiro de 2013, em sala com capacidade para albergar o que esperamos ser um número de participantes substancialmente maior, desta feita para discussão de matérias previamente agendadas.

Para além disso, ficou no ar a possibilidade de, no decurso desse Meetup de Fevereiro, se avançar com a hipótese de organização do próximo WordCamp no Porto. Sim, leram bem.

Ficamos a aguardar marcação e agenda. Ansiosamente.

6 pensamentos sobre “1º Meetup no Porto foi assim

    1. É não deixar a coisa arrefecer. 🙂

      Vou lançar a discussão do tema para o próximo meetup no porto.wp-portugal.com

      … Envolvimento minha gente! Essa é a palavra de ordem.

  1. Parabéns pelo sucesso e lembra-te que o mais difícil está feito, que foi lançar o mote! Agora é continuar!

    e já sabes que podes contar!

    Grande abraço

    Ricardo

  2. Olá
    Gostaria de fazer parte da equipa do wordpress, alguém pode entrar em contacto comigo, tenho algumas duvidas que gostaria de esclarecer (anabela.abreu.9@hotmail.com)
    Anabela

Leave a Reply