WordPress 3.8 “Parker” está disponível

Está lançada a versão 3.8 do WordPress, denominada “Parker” em homenagem a Charlie Parker, que o mundo ficou a conhecer como “Bird”.

Está disponível para download e instalação ou para actualização. O processo de update está cada vez mais simples e fácil, mas fica a recomendação do costume: fazer cópia de segurança.

Já indicamos algumas das novidades da nova versão, mas não é demais salientar que há grandes mudanças de aspecto no painel de administração. É a primeira grande evolução desde o WordPress 2.7, lançado há cinco anos atrás. Pelo meio ocorreram algumas modificações, claro, mas que se podem considerar incrementais.

overview

Está mais claro e limpo. É servido por mais cores, que permitem uma personalização desta área. Há oito esquemas de cores disponíveis, que podem ser apreciados e activados, com um clique, na página de perfil. Há maior contraste entre os elementos do interface.

about-modern-wordpress

Há uma nova tipografia, que pretende facilitar a leitura em desktop e em dispositivos móveis. A fonte Open Sans fornece um texto simples, amigável, que é optimizado para desktop e dispositivos móveis.

Ainda mais amigo dos dispositivos móveis

responsiveCada vez há mais pessoas a consumir, e durante mais tempo, conteúdos nos equipamentos móveis, como smartphones e tablets.

Acompanhando esta tendência há cada vez mais pessoas a criar conteúdos em dispositivos móveis. A nova versão do WordPress está ainda mais adaptada a esse processo. Há novos ícones, em vectores, que se ajustam ao tamanho do ecrã e que favorecem a rapidez de funcionamento, porque ao ignorar pixeis, as páginas carregam mais rápido.

Os menus do topo e da barra lateral ajustam-se melhor a menores resoluções. Os botões e as ligações estão um pouco mais largos, facilitando a vida a quem tem dedos mais grossos.

colors

A nova área de temas permite uma análise mais fácil daqueles que tem disponíveis ou pretende implementar. Pode utilizar as setas de navegação do teclado para percorrer os detalhes dos outros temas instalados.

themes

Novo tema por omissão

O tema por omissão também é novo. Trata-se do Twenty Fourteen, que assume um estilo magazine. Com possibilidade de criar uma área de destaques, em grelha ou slider. Tem espaço para áreas de widgets e dois modelos (templates) de páginas. Ah, claro que é adaptável e, portanto, ajusta-se ao tamanho do ecrã.

twentyfourteen

Outro sector com alterações importantes é o dos widgets. Tem um novo design e favorece quem utiliza monitores grandes, porque as áreas de widgets surgem lado-a-lado para aproveitar o espaço disponível. Se utilizar num tablet, também não há dificudades. Basta tocar num widget para o adicionar.

O WordPress 3.9 está previsto para os primeiros meses de 2014.

Obrigado a todos

O ‘core‘ desta versão teve a contribuição de 170 pessoas de todo o mundo. A tradução para português teve a contribuição de mais de 60 pessoas. Obrigado a todos.

Alminha, americodias, bfms, bubblejet, canassa, carlosfazenda, Celso Azevedo, cenourinha, Claudio Esperanca, cyclop, danielfonseca, Diana, diniscorreia, diogobhovan, diogoredin, easyweb, fr3aky, gaspas, gideon99, guictx, HugoFernandes, Hugo Ferreira, jdluz, JestersTear, jncs12, Joao Sardinha, Jorge Nogueira, Jose Marques, Linda Machado, Lopo Lencastre de Almeida, Luis Perdigao, Luis Rodrigues, luistinygod, MAzCastro, migueltavares, minacio, miranda.f.tiago, Nazgulled, NoObik, Nuno Barros, Paulo Faustino, paulofernande_s, pceuforia, pereirinha, rcgoncalves, relvao, rikimaga, rogeriomoreira, ruimoura, shipsoncamera, telmodias, Tiago Duarte, Vitor Carvalho e vitormadeira.

A tradução foi validada por Luís Perdigão, Américo Dias, Ricardouk, nbar, Hugo Baeta, Álvaro Gois, Nuno Morgadinho e Zé Fontainhas.

4 pensamentos sobre “WordPress 3.8 “Parker” está disponível

Leave a Reply