O Melhor da Semana n.º 11: Ética, o editor, os widgets e o e-Commerce

contamos que o editor do WordPress vai registar novidades na versão 3.9 (prevista para Abril). Este é um tema que, de vez em quando, provoca debate no seio da comunidade. Um episódio recente é uma análise sobre o Markdown. Trata-se de uma ferramenta de conversão de texto para HTML.

Fresquinho na próxima grande versão é a presença do plugin Widget Customizer, que fará parte do core.

Quem hoje faz um website tem de o preparar para que possa ser visto em diversos ecrãs e formatos. Não apenas em monitores de computadores de diferentes resoluções mas igualmente em tablets e smartphones. Logo, todos os sites têm de ser responsivos. Há mais de uma forma de os adaptar. Umas mais populares do que outras. Hoje abordamos uma das menos utilizadas mas que deve merecer a nossa atenção.

themes

Outra tendência natural destes nossos tempos passa pelo ‘alargamento’ do espaço das lojas, que ‘crescem’ não em dimensão mas em presença, ao abrirem portas no maior centro comercial do mundo, a Internet. Neste aspecto ainda há muito a fazer. Deixamos uma abordagem à recomendação de que as lojas online devem ter ‘migalhas de pão’.

Apresentamos propostas de “ferramentas essenciais” para quem gere multiplos websites WordPress. Há algum de nós que não o faça?

Por fim, um imperdível texto sobre a necessidade e as razões de um código de ética para o core do WordPress. Porque, infelizmente, ainda há comportamentos incorrectos na comunidade.

O Melhor da Semana é uma amostra referencial e não exaustiva. És autor ou  conheces algum artigo que merece ser destacado? Faz chegar essa informação através do formulário de contacto e colabora com a Comunidade Portuguesa de WordPress.

Leave a Reply