Getty Images autoriza incorporação gratuita de fotos mas…

Pode ser uma ajuda para quem tem websites ou blogs e encontra dificuldades na selecção de imagens para acompanhar os artigos que publica.

A Getty Images, dona de um acervo impressionante de mais de 100 anos de fotos, passa a disponibilizar as imagens de forma gratuita desde que os utilizadores utilizem o seu sistema de incorporação.

A imagem surge publicada com uma informação no rodapé contendo o crédito dessa imagem e um link para quem a pretender comprar.

Até aqui nada a opor. É uma boa medida da Getty Images, que, até agora, praticava preços de licenciamento elevados e inibidores do cumprimento das regras por muitos responsáveis de websites, que optavam por soluções alternativas (leia-se publicar imagens sem licenciamento).

Desta forma, os editores ou autores podem garantir fotos de qualidade, de forma simples e sem perder tempo. Basta uma pesquisa.

O código de incorporação é, ainda por cima, amigável do WordPress, além de ser igualmente fácil partilhar as imagens através do Twitter e Tumblr.

getty

Claro que nem tudo são rosas e há alguns aspectos menos agradáveis. Um deles é a dimensão exagerada do rodapé com o crédito (além da sua estética), embora esta seja uma matéria de opção pessoal. O outro é que a imagem não fica alojada no servidor da instalação WordPress mas continua do lado da agência.

Não esquecer que é uma incorporação. Logo, se uma imagem for retirada do Getty Images, devido, por exemplo, a uma mudança de contrato do fotógrafo, o artigo fica sem a imagem e cria-se uma ligação quebrada, com as implicações que tem. Como, de resto, acontece já com tweets ou vídeos incorporados.

Além disso, é por esta porta que a Getty Images quer ganhar dinheiro. Com as fotos incorporadas, a agência continua a ter total controlo sobre elas. O código de incorporação utiliza a mesma iframe que possibilita, por exemplo, integrar um tweet ou um vídeo do YouTube. Isto significa que a empresa pode usar as fotos incorporadas para inserir anúncios.

Ao The Verge, Craig Peter, da Getty Images, admite que pensaram nessa possibilidade, embora nada esteja previsto para esta fase.

Portanto, como tudo na vida, optar por publicar fotos da Getty Images tem próes e contras. É colocar ambos na balança e ver o prato que fica mais pesado.

2 pensamentos sobre “Getty Images autoriza incorporação gratuita de fotos mas…

  1. Engraçado, no seu artigo dos pós e contras, não refere o facto dos fotógrafos, contribuidores do site, não ganharem com isso. Ou pensa que as imagens são criadas por quem?

    1. Olá Susana,
      O artigo apresenta, de forma resumida, os prós e os contra da utilização das imagens da Getty por parte dos sites e blogs. A política de distribuição de rendimentos, e a sua justiça, entre a agência e os fotógrafos não foi o alvo do texto. Essa é uma matéria que diz respeito às duas partes. Algo que transcende os editores e autores de sites e blogs que pretendam publicar as imagens, desde que cumpram a fórmula escolhida pela agência.
      Se quiser abordar a questão contratual entre a Getty e os fotógrafos, teremos gosto em acolher um texto seu sobre o assunto.

Leave a Reply