Cerca de quatro meses depois do 3.8, está a chegar o WordPress 3.9, que deve ser lançado amanhã. Com centenas de mudanças mas desta vez sem alterações radicais ao contrário da actualização anterior. Certo é que as novidades implementadas vêem enriquer o sistema e o tornam, ainda, mais interessante e prático de usar.
Temas
Uma das principais novidades está na instalação de temas. Há uma nova interface e uma área de destaque, que apresenta uma selecção de temas gratuitos. Quando clica na pré-visualização de qualquer tema passa a ver como é o seu aspecto sem ter de sair da página. Depois basta fechar para regressar à lista de temas. Claro que pode instala-lo no momento, se assim o pretender.
A área de pesquisa de temas carrega os temas relevantes conforme vai escrevendo e nem precisa de carregar no ‘enter’.
Personalizar temas
A pré-visualização de temas foi redesenhada. Pode agora carregar uma imagem de cabeçalho e pré-visualizar o seu aspecto ainda dentro da área de personalização. Pode também pré-visualizar widgets nas diferentes áreas que os permitem, além de os poder gerir (editar, movimentar e criar).
Editor
O editor do WordPress é das áreas que regista mais novidades nesta versão. Há uma nova fonte por defeito. Nas ferramentas, e quando carrega no selector de mostrar/esconder a barra de ferramentas adicionais, vai verificar que o “Colar do Word” foi removido. O WordPress já não precisa disso. O “Colar como texto” permanece.
Entre os botões de citação e os do alinhar o texto há um novo botão, simbolizado por um traço (o hífen). Clicando nele vai inserir uma linha divisora horizontal no local onde tem o cursor, seperando linhas de texto, imagens, enfim, o que pretender.
Menos positivo é o facto de ter desaparecido a opção de “Mais cores” no botão de seleccionar as cores de texto. Até a actual versão, clicando no botão identificado por um “A” sublinhado aparece um selector de cores e a opção “Mais cores”. No WordPress 3.9 esta opção desaparece, ficando os utilizadores limitados ao leque de cores disponíveis.
Multimédia e playlists de áudio e vídeo
Uma das mudanças mais importantes, talvez mesmo a mais importante, é a nova funcionalidade de arrastar e largar elementos de media, incluindo imagens. Deixa de ser necessário clicar no Adicionar multimédia e basta arrastar e largar imagens do seu dispositivo para a área de edição do artigo. Para dimensionar imagens pode carregar num dos cantos e arrastar.
Já as galerias que criar podem ser pré-visualizadas a partir do editor. Algo que até aqui não era possivel. Apenas via uma caixa azul.
Passa a ser possível criar playlists de áudio / vídeo. Podem ser adicionados diversos ficheiros e junta-los em playlist, como acontece com as galerias de imagens. Dentro do editor de artigos pode tocar o player de ficheiros áudio e vídeo incorporados. Aliás, quando carrega um ficheiro de áudio e vídeo para a biblioteca de multimédia passa a existir um link para testar.
Outras novidades
- Passa a ser usada a extensão MySQL Improved (mysqli) (elemento relevante para autores de temas e plugins).
“Quando clica na pré-visualização de qualquer tema passa a ver como é o seu aspecto sem ter de sair da página”
Isso já tem há muito…