O Melhor da Semana n.º 23: uma cheat sheet, organização de ficheiros e arquitectura móvel

Esta semana começamos por algo que pode ser muito útil a quem desenvolve para WordPress, seja a criar sites, temas ou plugins: uma ‘cheat sheet’ com inúmeras ‘template funcions’. Trevor Niemi reuniu-as a todas num site, que continua a actualizar, e até disponibiliza um pdf. Desta forma sempre evita constantes visitas ao Codex.

copia

Como organizar código e ficheiros dentro de um projecto em desenvolvimento? Há frameworks que têm esquemas definidos e há outras com algumas regras estabelecidas mas que deixam o resto à liberdade individual de cada um. E este é um dos temas da semana.

Partindo da experiência do enorme site da BBC, David Marland, líder da equipa de desenvolvimento web do canal público de TV britânico, deixa ideias e sugestões para a melhor arquitectura de informação pensando na vertente móvel.

Já todos (ou quase) criamos ou acedemos a páginas ou post protegidos por palavra-passe. Criar esta solução é fácil usando o WordPress. A questão que se coloca é que não há um botão de logout, fazendo com que, dependendo do utilizador, a página ou post possa ficar acessível a partir daquele terminal onde foi acedida. É que o browser guarda o cookie por alguns dias. Eis, pois, como colocar um botão de logout em páginas protegidas.

Por fim, regressamos à optimização. Desta vez algumas propostas para optimizar imagens e tornar os websites mais leves.

The Time Saving Copy/Paste WordPress Cheat Sheet, de Trevor Niemi

A Strategy for Organizing WordPress Theme Functions, por Tom McFarlin

Responsive Design Begins With The URL, por David Marland

Add Logout Button to Password Protected WordPress Posts, por P. Chandra

Optimizing Images for WordPress like a Pro for Free, por Matt Cromwell

O Melhor da Semana é uma amostra referencial e não exaustiva. És autor ou  conheces algum artigo que merece ser destacado? Faz chegar essa informação através do formulário de contacto e colabora com a Comunidade Portuguesa de WordPress.

Leave a Reply