WordPress 4.0 previsto para a última semana de Agosto

Se tudo correr como previsto pela liderança da equipa de desenvolvimento do WordPress 4.0, a próxima grande versão deverá ver a luz do dia na última semana de Agosto.

O trabalho está já em curso e até ao dia 21 deste mês devem ficar decididas quais as funcionalidades que avançam. A primeira versão Beta deve estar disponível a 2 de Julho. Depois estão previstas mais três Beta e uma ou mais Release Candidate.

Screenshot plugin WP API
Screenshot plugin WP API

Em análise, nesta fase, está a possível integração no core dos plugins WP API e Media Grid. Já o Front-end Editor deve ficar de for a da 4.0, devido a questões relacionadas com a experiência do utilizador. A líder da equipa, Helen-Hou Sandi, considera que há necessidade de maior interacção e experimentação.

Há diversas propostas apresentadas que visam melhoramentos em muitas áreas, como as taxonomias, no multisite, na vertente móvel, no caching do oEmbed, no instalador de plugins, no widgets e na forma de utilização da barra de ferramentas do editor, entre outras.

WordPress 3.9.1 a caminho

Está pronta a versão RC1 do WordPress 3.9.1. A actualização, para já em testes, integra 33 questões. Entre outras há melhorias e resolução de problemas nestes elementos:

  • Widgets (a pré-visualização de temas pode limpar a barra lateral do tema activo) Multisite
  • Imagens de cabeçalho
  • Performance (resolve um problema potencial de query lento na edição de artigos ou páginas)
  • Playlists, média e problemas no editor

Como de costume fica a recomendação de usar esta versão RC em ambiente de testes. Podem fazer o download aqui (zip) ou usar o plugin WordPress Beta Tester. Todo o feedback é bem-vindo e deve ser dado junto da equipa de desenvolvimento.

Leave a Reply