WordPress 4.0: línguas e localização em obras

A versão 4.0 do WordPress poderá trazer novidades importantes na área da localização e traduções. Os objectivos são bastante ambiciosos e só possíveis de alcançar o sucesso até ao lançamento, em Agosto, se houver ampla colaboração da comunidade.

São cinco propósitos centrais:

  1. O primeiro passo ao instalar o WordPress deve ser escolher a língua. A instalação deve prosseguir nessa língua.
  2. Deve ser possível escolher ou mudar a língua na área das definições, a partir do qual o pacote da língua seleccionada deverá ser descarregado.
  3. Deve ser possível, a partir do painel, procurar por plugins ou temas disponíveis na língua escolhida.
  4. Todos os pacotes de localização devem poder ser gerados de forma automática e disponibilizado de imediato como parte do processo de lançamento de cada versão do core. O pacote de localização deve consistir no core e em mais alguns ficheiros traduzidos, além dos ficheiros PO/MO.
  5. Os pacotes de localização devem apenas ser descarregados, de início, a partir do WordPress.org. Já os pacotes de linguagens devem ser usados de forma transparente nas actualizações.

Os detalhes sobre os quês e porquês são apresentados por Andrew Nacin num longo artigo que mostra que a questão das línguas e as suas localizações deve registar importantes desenvolvimentos na próxima versão do WordPress. Se não for na próxima será, com certeza, na seguinte.

É que o processo para chegar a tão ambiciosos objectivos é também ele ambicioso, Já o tempo, é limitado.

Leave a Reply