O Melhor da Semana n.º 26: Modelos de página e acessibilidades

De entre as possibilidades existentes para mudar o aspecto de uma página num site WordPress, hoje olhamos em particular para os modelos de página e as suas potencialidades.

O acesso móvel à internet está a revolucionar (ou já revolucionou) a forma como usamos a web, seja através de aplicações, web apps ou através de sites optimizados para os terminais mais pequenos. Agora tenha em conta a perspectiva de pessoas com algum tipo de deficiência. Aqui ficam recomendações de como desenvolver a pensar nos milhares (ou milhões) de pessoas deficiente.

Esta semana foi lançada em Portugal uma ambiciosa instalação WordPress para suportar um novo órgão de comunicação social (OCS) online. Nalguns locais da Internet abriu-se um debate sobre se este será um sistema de gestão de conteúdos adequado para um OCS, mesmo sabendo-se que alguns dos mais importantes sites informativos do mundo (generalistas ou temáticos) usam WordPress. Mas todas as opiniões são respeitáveis.

Enquanto esperamos por um case study detalhado, Zé Fontainhas aborda a questão do “ser ou não ser”. Não na perspectiva filosófica de um príncipe da Dinamarca em momento de confito interior mas na dúvida sobre o que é um desenvolvedor.

Node.js é uma tecnologia de programação em crescimento. MongoDB é uma tecnologia de bases de dados. Como funcionam em conjunto?

Peter Assentorp sempre usou Photoshop para desenhar websites. Até que decidiu experimentar outra opção. Juntou HTML a Sass, misturou com Twitter Bootstrap e já está.

What You Need to Know About WordPress Custom Page Templates, por David B. Hayes

Mobile And Accessibility: Why You Should Care And What You Can Do About It, por TL VanToll

On being (or not being) a “dev”, Zé Fontainhas

An Introduction To Node.js And MongoDB, por Elliot Bonneville

How I designed a website without Photoshop, por Peter Assentorp

Deixe um comentário