WordPress 4.0 lançado: a versão mais visual de sempre

O WordPress 4.0 Benny acaba de chegar. É o mais visual de sempre. É uma evolução incremental do software que traz diversas melhorias na internacionalização e localização, incorporação de elementos de media, pesquisa e instalação de plugins, personalização e no editor.
Há muitas novidades, umas maiores outras mais pequenas. Eis algumas das mais relevantes:

Língua na Instalação

Tal como acontece com outros softwares, o WordPress passa a permitir a escolha da língua logo no momento de instalação. Afinal, uma parte significativa dos websites que utilizam este CMS (cerca de 25 por cento) fazem-no numa língua que não o inglês. Esta é uma pequena mas importante novidade.
Tudo aponta para que, a partir de agora, também o processo de empacotamento das traduções fique simplificado. E isto é também relevante numa perspectiva de funcionamento da comunidade que se envolve neste processo.

Biblioteca de media

A biblioteca de media foi melhorada e pode agora ser apreciada numa grelha que se prolonga infindável. Bom, infindável até encontrar o último dos seus carregamentos.
Há uma nova forma de apresentação dos detalhes da imagem. Fica também facilitado o processo de edição de elementos de media.

Biblioteca de media mais visual
Biblioteca de media mais visual

Incorporação

A incorporação (embed) de elementos de media tem registado melhorias progressivas de versão para versão. E está cada vez mais visual.

No passado, um dos problemas do editor visual era não ser tão visual assim. Ainda nos lembramos de inserir uma galeria de imagens e obter uma caixa cinzenta no ecrã. O problema das galerias ficou resolvido na versão 3.9. O WordPress 4.0 continua na onda.

Agora, ao colar um URL do YouTube no editor vai poder ver o resultado de. O mesmo acontece se pretender integrar um tweet. O editor passa a apresentar uma pré-visualização do conteúdo, dando maior confiança ao autor do de que é mesmo aquilo que tenciona apresentar.

Há agora mais fontes de vídeos suportadas por defeito, incluindo playlists do YouTube ou apresentações do TED.

Incorporação de vídeo mais visual
Incorporação de vídeo mais visual

Editor ainda melhor

O editor do WordPress está ainda melhor. Com o 4.0 passa a expandir-se, ajustando-se à interacção do utilizador. Talvez ainda mais importante é que a barra de ferramentas está sempre disponível, desde que esteja em processo criativo no editor.

Incorporação de vídeo mais visual
Incorporação de vídeo mais visual

Plugins

A pesquisa de plugins também ficou mais visual e apelativa. Cada um deles é apresentado agora com um ícone identificativo, sendo os seus autores convidados a criar um ícone adequado. A informação sobre cada um contém as métricas apresentadas de forma simples.
Esta era uma área que parecia um pouco negligenciada e recebe agora uma significativa melhoria, acompanhando o estilo presente na biblioteca de media.

Pesquisa de plugins mais visual
Pesquisa de plugins mais visual

API do personalizador de temas

A API do personalizador de temas possibilita mais painéis e mais opções de controlo. Dependendo das possibilidades abertas pelo autor do tema. É mais um passo para o eventual fim das opções de temas que eram apresentadas pelos seus criadores.

Personalização dos Widgets

Tem uma nova interface e passa a integrar a personalização dos temas.
Em sites que tinha mais de cinco ou seis widgets a área de controlo ficava um pouco confusa. Com o WordPress 4.0 os Widgets passam a integrar o ecrã de personalização.

Personalização de widgets
Personalização de widgets

Actualização

O WordPress 4.0 pode ser encontrado nos sítios do costume: actualizado a partir do painel, descarregado a partir de WordPress.org ou, versão portuguesa, em PT.WordPress.org.

Um pensamento sobre “WordPress 4.0 lançado: a versão mais visual de sempre

Leave a Reply