O futuro do WordPress: mais internacional, mais localizado

Um WordPress mais internacional e localizado no curto prazo. Esta foi uma das principais ambições anunciadas por Matt Mullenweg para os próximos tempos.

Na intervenção State of the Word, no WordCamp de São Francisco, ontem, o co-fundador do WordPress revelou que próximos meses e anos haverá um forte incremento na área da internacionalização. Alguns plugins como Akismet, bbPress e BuddyPress terão em breve pacotes de linguagens. No próximo ano outros plugins e temas poderão beneficiar desta novidade.

language-packs

Mullenweg aproveitou para anunciar a criação de directórios específicos para plugins e temas totalmente localizados em termos de linguagem. Estarão disponíveis no painel de controlo de todas as instalações WordPress a partir da versão 4.1, prevista para 10 de Dezembro.
Desta forma haverá um reforço significativo nas traduções e localizações da plataforma.

Um dos próximos desafios passa ainda por melhorar a área das actualizações. Matt quer mais actualizações automáticas, não só do core mas também de temas e plugins. Para esta tarefa o WordPress deverá contar com o apoio de muitas das empresas de alojamento de websites. O mesmo acontecerá no que diz respeito à actualização da versão do PHP para, pelo menos, a 5.5. Feitas as contas às estatísticas, Mullenweg deu conta que há ainda “milhões de sites” a funcionar na versão PHP 5.2.

Outra novidade, destinada aos programadores, é que, a partir do final do ano, passa a haver uma integração de pull requests para o GitHub a partir do WordPress.

Entretanto as equipas do WordPress passam a usar, a partir de agora, o Slack para a comunicação interna (em chat.wordpress.org). O irc e o chat do Skype ficam, assim, para trás.

Este foi o último State of the Word no WordCamp de São Francisco (a propósito, este ano há 81 wordcamps). Para o ano, ainda sem nome e local definido, passará a existir uma espécie de WordCamp Estados Unidos.

Outra área prioritária será a móvel. Mullenweg lembrou que há mais telemóveis que pessoas em todo o mundo e recomendou a quem desenvolve sites e outras soluções web que as testem em diversos equipamentos.

23% da Internet é WordPress

O inquérito realizado este ano à comunidade registou 33.378 respostas, de utilizadores de 179 países. Três quartos das respostas ocorreram de fora dos EUA. Um dado que não surpreende, porque 2014 foi o primeiro ano em que os downloads do pacote de instalação em inglês foram ultrapassados pelo somatório das outras línguas. Daí a importância dada à localização de plugins e temas.

Aqueles que responderam ao inquérito, forneceram alguns dados curiosos.
O uso do WordPress como CMS tem vindo a decrescer nos últimos anos entre os seus utilizadores. De 93 por centos em 2012, para 89 em 2013 até 87 por cento em 2014. O seu uso como plataforma de blog também tem descido, de 32 para 20 por cento, entre 2012 e 2014. Mas o número daqueles que usa WordPress como App Framework aumentou, de 5 para 6 por cento, de 2013 para 2014.

Entre os mais de 33 mil participantes no inquérito, 25 por cento referiu que ‘ganha a vida’ usando WordPress. Bem mais que os 17 por cento em 2012 e os 20 por cento em 2013.

Matt Mullenweg deu ainda conta que, neste momento, o WordPress é o sistema de gestão de conteúdos de 23 por cento de todos os sites do mundo de que se conhece o CMS.

Números do repositório

34 mil plugins
2781 temas

Leave a Reply