Comunicação do WordPress muda do IRC para Slack

Foi uma das novidades do State of the Word, que Matt Mullenweg apresentou no WordCamp São Francisco, no domingo. O projecto WordPress deixa de usar o IRC e o chat do Skype como meio de comunicação, passando para o Slack.

Esta aplicação passa a ser, ainda que a título experimental, a plataforma de diálogo de todos aqueles que colaboram no desenvolvimento do CMS.
Em rigor, o canal IRC #wordpress continua a existir, mas agora sobretudo como um backup das conversas já realizadas.


Quem estiver registado no WordPress.org poderá aderir ao Slack utilizando os mesmos dados de acesso.

Tem, primeiro, de fazer o login no WordPress.org.

Para quem não está familiarizado com a plataforma pode socorrer-se do centro de ajuda. Depois de aderir ao wordpress.slack.com, há um canal de ajuda #slackhelp que poderá também ser usado para esclarecer dúvidas.

A escolha do Slack, que já era usado pela Automattic, obedeceu a um conjunto de requisitos, como a abertura para todos, facilidade de utilização, diálogo assíncrono, boas capacidades de pesquisa e a existência de aplicações para iOS e Android. Tem ainda uma app para Mac e a web app.

Como é natural nem todos receberam a escolha com agrado. Mario Peshev, por exemplo, criticou esta opção. Não pela escolha do Slack mas pelo facto de ser uma plataforma proprietária e não open source.

Leave a Reply