O Melhor da Semana n.º49: WordPress JSON REST API e plugins

A próxima versão do WordPress, a 4.1, deverá trazer, se tudo correr como previsto, o plugin WP JSON REST API integrado no core. Será, tudo o indica, a mais relevante novidade técnica. Hoje propomos uma descoberta de como o plugin funciona e o que está por trás da arquitectura REST.

Os plugins são um dos maiores trunfos do WordPress. Permitem acrescentar funcionalidades aos websites ou simples blogs. No repositório oficial há mais de 34 mil, gratuitos. Há ainda uns bons milhares no panorama comercial. Embora as vantagens sejam mais que as desvantagens, os plugins podem também ser fonte de preocupação. Por isso será uma boa ideia perceber como funcionam, que CSS e JS carregam, por exemplo. Foi o que fez Chris Coyier.

Já que falamos em plugins, aqui fica a sua ‘bíblia’, no que ao WordPress diz respeito. O Plugin Handbook é imprescindível para quem faz ou pensa fazer plugins.

Compreender a história é fundamental para perceber como chegamos até aqui. É uma premissa válida para todos os aspectos da humanidade e também para o WordPress. Freddy olhou para trás e apresenta um pouco da história do WordPress, em concreto quanto à interface do utilizador. Recordar é viver.

wordpress-071

Prémios e troféus

Porque, às vezes, é bom olharmos para o umbigo e salientarmos o que de bom está a acontecer com o WordPress, ou com a sua utilização, hoje salientamos o Observador, que venceu mais um prémio, e os excelentes resultados obtidos pela famosa revista New Yorker, desde que reestruturou o seu website e passou a utilizar o WordPress como CMS.

Nestes dias ficamos ainda a conhecer o novo projecto de Noel Tock e de Scott Basgaard. Dawnpatrol.io é uma plataforma que pretende mostrar pessoas e eventos que fazem parte do WordPress em todo o mundo.

The WordPress JSON REST API, por Aleksander Koko

Taking Control of the CSS/JS that WordPress Plugins Load, por Chris Coyier

WordPress Plugin Handbook

History of WordPress: WordPress UI Evolution + Other Improvements, por Freddy

Observador ganha prémio de “Lançamento do Ano”, Observador

How The New Yorker Finally Figured Out The Internet: 3 Lessons From Its Web Redesign, por John Brownlee

O Melhor da Semana é uma amostra referencial e não exaustiva. És autor ou  conheces algum artigo que merece ser destacado? Faz chegar essa informação através do formulário de contacto e colabora com a Comunidade Portuguesa de WordPress.

Leave a Reply