O Melhor da Semana n.º 50: a hierarquia dos modelos de páginas no WordPress

Este ano, websites e blogs que usam WordPress publicaram mais de 17 artigos por segundo. Este é um número que se aplica apenas a quem usa o wordpress.com ou tem alojamento próprio mas com o plugin Jetpack activo. Como, por certo, haverá muitos websites que não usam o Jetpack, este é um número que peca por defeito. Mas, em simultâneo, permite ter uma ideia sobre o peso do WordPress em toda a web.

Outro dado importante, e este preocupante, é que apenas 22 por cento dos websites a rolar o CMS estão actualizados para a versão mais recente. São dados que Nick Schäferhoff juntou num curioso artigo sobre estatísticas recentes.

artigos_publicados_2014

Na maior parte das vezes nem pensamos nisso. É coisa que damos por adquirido e como funciona, não nos deixa margem para preocupações. No entanto, é sempre importante saber como funciona a hierarquia dos modelos de páginas no WordPress. É esse o caminho a que nos leva Jay Hoffmann.

Como acompanhar as novidades do sector da segurança é obrigatório, é fundamental conhecer o artigo de Joseph Herbrandson sobre os tipos mais comuns de ataques que acontecem nos websites actualmente.

Uma das novidades do WordPress 4.1 é a integração de suporte ‘title-tag’ nos temas, como uma melhor forma de controlar este parâmetro, antecipa Sarah Gooding. Já que falamos em temas, deixamos dois artigos relacionados com esta matéria. Um de Tom McFarlin sobre o processo de desenvolvimento de temas e outro de Rachel McCollin sobre como funcionam as frameworks de temas.

A 10up decidiu disponibilizar aquelas que dizem ser as melhores práticas de engenharia. A empresa, uma das mais conhecidas a trabalhar WordPress no mundo, refere que estas informações não pretendem ensinar ninguém a ser engenheiro mas servem para ilustrar como eles, 10up, funcionam. Uma boa iniciativa.

Boas leituras e boa semana.

13 Surprising WordPress statistics, por Nick Schäferhoff

Understanding The WordPress Template Hierarchy, por Jay Hoffmann

Most Common Attacks Affecting Today’s Websites, por Joseph Herbrandson

WordPress 4.1 to Introduce Theme Support for the Title Tag, por Sarah Gooding

A WordPress Theme Development Process, por Tom McFarlin

Leave a Reply