Umas horas depois de darmos conta do atraso, bem como das principais novidades do WordPress 4.1, eis que chegou a versão Beta 1.
Está disponível para os habituais testes, em particular nas áreas que registam as mais relevantes mudanças e implementações.
- Há um novo tema por defeito, o Twenty Fifteen. Surge com um aspecto limpo, preparado para responder à consulta via dispositivos móveis e é simples.
- Há um novo modo de escrita livre de distrações. Na versão Beta está activo por defeito mas será nesta fase que se define se continua assim ou passa a desactivado por defeito. Daí ser importante o contributo da comunidade.
- Há a possibilidade de instalação automática de pacotes de linguagem, através do separador geral nas opções. Está disponível desde que o sistema de ficheiros do servidor onde o website está alojado tenha permissões de escrita.
- Há uma nova forma de formatar imagens incorporadas nos artigos.
Os programadores, em particular, devem ter ainda atenção a vários novos aspectos.
- Há melhoramentos nas consultas (queries) de meta, datas, comentários e taxonomias (#12668).
- Um termo partilhado através de múltiplas taxonomias é agora dividido em dois quando actualizado.
- Uma melhor forma dos temas gerirem os title tags.
- Melhoramentos na API de personalização, incluindo painéis de contexto e secções e modelos JavaScript para os controlos.
E agora, as recomendações do costume:
Este é um software em desenvolvimento e não deve ser utilizado num website de produção mas apenas em ambientes de teste. Para testar o WordPress 4.1 Beta 1 use o plugin WordPress Beta Tester ou faça o download (zip) da versão.
Se registar algum bug use o WordPress Trac para o comunicar. Os bugs já encontrados estão nesta lista.