Um novo tema, diversos melhoramentos para os utilizadores, algumas novidades para os programadores. Uma evolução incremental no processo de desenvolvimento do WordPress. Assim se pode definir o WordPress 4.1 que hoje foi lançado, com o cognome Dinah, em homenagem à cantora de Dinah Washington.
O Twenty Fifteen é o novo tema por defeito, com preocupação de responder de forma perfeita à navegação móvel.
O Twenty Fifteen é limpo, claro, focado em quem usa o WordPress como blog e foi desenhado para aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis no personalizador.
O WordPress 4.1 traz um novo método de escrita livre de distrações. Activando o modo de escrita toda a área de trabalho fica reservada para essa tarefa.
A partir de agora pode escolher a língua nas Opções, em Geral. Há uma nova ferramenta no perfil, que permite que se desligue de outros sites WordPress que tenha abertos, ficando apenas naquele onde está. É útil para quem tem e visita diversos sites onde tem conta. Este botão só surge se houver sessões para limpar.
Editar imagens já inseridas do artigo ou página passa a ser mais simples, com uma nova barra que é activada assim que seleccionar a imagem.
A página de instalação de plugins oferece um novo separador, apresentando uma lista de plugins que possa querer experimentar, baseado noutros que tenha instalados.
A incorporação de vídeos a partir do Vine ficou simples: basta colar o URL na sua linha própria.
À atenção dos programadores
Os programadores têm diversas novidades a explorar, que envolvem pesquisas complexas de taxonomias, datas, metadados e comentários, novos template tags, suporte para add_theme_support( ‘title-tag‘ ), e melhoramentos na API do personalizador, entre outros aspectos.
E ainda…
A versão em português de Portugal teve os contributos de nbar, Ze Fontainhas, Alvaro Gois dos Santos, WordPress Portugal, fr3aky, Jose Freitas e Luis Rodrigues.
Ao todo contribuíram para esta versão 283 pessoas, um novo máximo.
Se, por acaso, quiser acompanhar a evolução do número de downloads, pode faze-lo no contador de downloads.