WordPress 4.1 movel

WordPress 4.1 Dinah lançado para novo Olá Mundo

Um novo tema, diversos melhoramentos para os utilizadores, algumas novidades para os programadores. Uma evolução incremental no processo de desenvolvimento do WordPress. Assim se pode definir o WordPress 4.1 que hoje foi lançado, com o cognome Dinah, em homenagem à cantora de Dinah Washington.

O Twenty Fifteen é o novo tema por defeito, com preocupação de responder de forma perfeita à navegação móvel.

O Twenty Fifteen é limpo, claro, focado em quem usa o WordPress como blog e foi desenhado para aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis no personalizador.

Twenty Fifteen

O WordPress 4.1 traz um novo método de escrita livre de distrações. Activando o modo de escrita toda a área de trabalho fica reservada para essa tarefa.

Focus WordPress 4.1

A partir de agora pode escolher a língua nas Opções, em Geral. Há uma nova ferramenta no perfil, que permite que se desligue de outros sites WordPress que tenha abertos, ficando apenas naquele onde está. É útil para quem tem e visita diversos sites onde tem conta. Este botão só surge se houver sessões para limpar.
Editar imagens já inseridas do artigo ou página passa a ser mais simples, com uma nova barra que é activada assim que seleccionar a imagem.

A página de instalação de plugins oferece um novo separador, apresentando uma lista de plugins que possa querer experimentar, baseado noutros que tenha instalados.

A incorporação de vídeos a partir do Vine ficou simples: basta colar o URL na sua linha própria.

À atenção dos programadores

Os programadores têm diversas novidades a explorar, que envolvem pesquisas complexas de taxonomias, datas, metadados e comentários, novos template tags, suporte para add_theme_support( ‘title-tag‘ ), e melhoramentos na API do personalizador, entre outros aspectos.

E ainda…

A versão em português de Portugal teve os contributos de nbar,  Ze Fontainhas, Alvaro Gois dos Santos, WordPress Portugal, fr3aky, Jose Freitas e Luis Rodrigues.

Ao todo contribuíram para esta versão 283 pessoas, um novo máximo.

Se, por acaso, quiser acompanhar a evolução do número de downloads, pode faze-lo no contador de downloads.

Leave a Reply