O Melhor da Semana N.º 66: O ThemeForest, os temas WordPress, os negócios, o talento

Uau… Esta foi uma semana intensa. Houve de tudo. Artigos muito relevantes sobre a economia WordPress, sobre comunidade, sobre questões técnicas e uma polémica sobre um dos mais importantes projectos dessa tal economia WordPress, o grupo Envato, que detém a ThemeForest, a Code Canyon, entre outros.

ThemeForest

Ben Chan, director da Envato, foi à Pressnomics há algumas semanas atrás e apresentou alguns dados sobre o crescimento do grupo e, em particular, a evolução da ThemeForest. O assunto foi abordado de forma crítica por Sarah Gooding no WP Tavern, num artigo que continua a gerar intenso debate nos comentários (a não perder). Philip Arthur Moore que já tinha escrito “We’re Ruining WordPress“, no ano passado, aproveitou para regressar ao tema no seu blog. Para ele, a ThemeForest não é o problema. O problema está nos autores de temas que afectam o WordPress devido à sua falta de profissionalismo nas áreas de negócio e desenvolvimento. Já Matt Cromwell diz não ter medo da Envato, classificando-a de Starbucks dos temas WordPress.

Por fim, Barış Ünver publicou as partes 1 e 2 dos oito passos que deves conferir para publicar e vender temas na Theme Forest.

Ainda na componente da economia WordPress, Mario Peshev esteve bastante activo na apresentação de dados e na defesa da necessidade de maior atenção à vertente do negócio. Defende que o teu negócio deve crescer com os teus clientes e regressa à questão da eventual falta de talentos no WordPress. Nesta sequência, num outro artigo, aborda ainda a qualidade de programação de alguns plugins gratuitos.

Ora, os temas e os plugins que trazem integrados levaram Nick Haskins a uma reflexão.

Entretanto, o manual de referência para a criação de temas, em particular aqueles que são submetidos ao repositório do WordPress.org passou a ter um capítulo reservado a regras aconselhadas de design.

Para o fim, deixamos Fred Meyer que nos sugere ferramentas úteis para desenvolvimento.

Boa semana.

Envato’s Insider Information on the WordPress Economy, por Ben Chan

Envato Continues to Rake in the Cash from WordPress Themes Packaged as Complete Website Solutions, por Sarah Gooding

ThemeForest isn’t the problem, por Philip Arthur Moore

Grow Your Business With Your Customers, por Mario Peshev

On WordPress Talent Shortage, por Mario Peshev

Code Quality And Free Plugins, por Mario Peshev

An 8-Step Checklist for Publishing a WordPress Theme on ThemeForest: Part 2, por Barış Ünver

On Theme Functionality, por Nick Haskins

Theme Review Handbook – Design

Truly useful WordPress development tools: Sass, local development, and Git, por Fred Meyer

Leave a Reply