Concluída a integração das funcionalidades pretendidas pela equipa de desenvolvimento, o WordPress 4.2 está agora em fase de testes. A versão beta 1 está disponível para análise, das novidades e dos ‘bugs’ que, por certo, serão encontrados. Drew Jaynes, que liderou a equipa, anunciou o lançamento do WordPress 4.2 Beta 1 num artigo onde destaca as principais novidades.
- Press This passou a estar ajustado aos terminais móveis, foi revisto para facilitar a partilha de conteúdos.
- A navegação e mudança de temas foi acrescentada à área de personalização para tornar as alterações mais rápidas e simples.
- A actualização e instalação de plugins foi alterada de forma ligeira, com o objectivo de a tornar mais intuitiva.
- Os emoji passam a ser suportados.
Os programadores devem ter ainda particular atenção a outras áreas:
- Taxonomias: Os termos partilhados em diversas taxonomias serão separados quando um deles for actualizado. Este é um aspecto importante em temas e plugins.
- Há uma nova funcionalidade
wp.a11y.speak()
que ajuda o JavaScript a comunicar com os leitores de ecrãs para melhor informar utilizadores com deficiência a saber o que está no ecrã. - Há novidades no
WP_Query
,WP_Comment_Query
,WP_User_Query
,meta_query
.
Como sempre, as recomendações: o WordPress 4.2 Beta 1 não deve ser usado em ambiente de produção mas apenas de teste. Pode ser transferido em ficheiro zip ou instalado através do plugin WordPress Beta Tester.
Se encontrarem algum erro, reportem-no na área Alpha/Beta. Antes verifiquem se mais ninguém já o reportou no WordPress Trac.