O Melhor da Semana N.º 69: Segurança WordPress, Jetpack e staging para e-commerce

As últimas duas semanas têm sido prolíficas na detecção de vulnerabilidades de segurança em diversos plugins WordPress. Algumas vulnerabilidades mais severas que outras. Alguns plugins mais relevantes que outros, em termos de visitantes.

Num imperdível artigo David Cid ajuda-nos, no blog da Sucuri, a perceber um pouco mais sobre estas vulnerabilidades. Da mesma casa, Tony Perez aborda os impactos de um website que foi atacado.

deixa alguns conselhos sobre como te protegeres contra ataques.

O mesmo autor deixa-nos indicações sobre como criar um staging site, no que poderá ser um sequência à recomendação de Sean Davis acerca da importância de ter um ambiente de staging para sites de comércio electrónico.

A importância do Jetpack no crescimento do WordPress não é conversa recente, já tem uns meses, mas regressa agora pelo teclado de Shaun Quarton. Lembra que a criação de websites de grande apelo visual tem sido fundamental para o crescimento do WordPress mas que é a sua facilidade de uso para os iniciados e a existência de temas e plugins que ajudam as pessoas a começar. E aqui o Jetpack desempenha um papel importante.

Esta semana o Jetpack lançou uma nova versão (e algumas correcções posteriores) e com ela implementou um novo módulo que visa proteger os websites contra ataques de força bruta. Algo que se esperava desde que a Automattic adquiriu a empresa que desenvolveu o plugin BruteProtect.

Jetpack protect

Se usas a aplicação do WordPress para iOS podes adicionar dados estatísticos dos teus sites ao centro de notificação. Jeff Chandler explica como.

Numa perspectiva de negócio, Mario Peshev fala sobre o problema de ter de educar os clientes.

 

Para o fim fica o registo de muito do que é, e talvez devesse ser mais, a comunidade WordPress. David Gewirtz usa nas suas instalações plugins que, de alguma forma, ficaram ou iam ficar sem actualizações e acompanhamento pelos seus antigos criadores. Por isso decidiu, numa semana, adoptar esses plugins e dar-lhes um novo futuro. Tratam-se dos Better Recent Posts Widget e do Seamless Donations.

Leave a Reply