Dizem que o relógio não tem asas mas o tempo voa. E assim, num piscar de olhos, já estamos em vésperas da grande festa da Comunidade Portuguesa de WordPress.
O WordCamp Lisboa 2015 é já este fim-de-semana, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), no sábado, e no CoworkLisboa, no domingo.
Com cerca de 200 participantes prontos a debater, aprender, partilhar tudo sobre WordPress, este promete ser o maior e melhor WordCamp feito em Portugal até agora.
Sábado, no magnífico espaço da FCG, serão abordados diversos temas: programação e desenvolvimento, design, técnicas de optimização, suporte técnico, aspectos da economia WordPress, entre outros.
O painel de oradores permite esperar comunicações de grande nível, permitindo a todos os participantes obter novos conhecimentos, desenvolver competências e sair mais enriquecidos e inspirados do evento.
A organização teve o cuidado habitual de seleccionar temas ajustados aos diversos utilizadores, desde os iniciados, passando pelos avançados e até aos profissionais.
Em palco vão estar, em todas as comunicações, aspectos fundamentais para o futuro do WordPress, incluindo novidades importantes.
Os oradores são Ana Aires (Regras básicas ao escolher Temas e Plugins), Nemanja Aleksic (Why supporting your plugin is one of the best decisions you could make), Franz Vitulli (Table tennis and meeting rooms: how to get things done in a co-working space), Luís Rodrigues (b3 starter theme), Ana Botha (WordPress e marketing digital – SEO & SEM), Susana Salgado (UX e WordPress), Leo Xavier (O processo de criação do Observador e muito mais), Nikolay Bachiyski (WP REST API), Marcel Schmitz (Integrar o WordPress no desenvolvimento para mobile), Rocío Valdivia (Freemium model on WordPress plugins), Marco Pereirinha (O conteúdo é o rei, não a grelha) e José Freitas (O WordPress é a comunidade).
O Dia do Contribuidor, domingo, está reservado à… contribuição, que irá ocorrer sob diversas formas, incluindo um importante desafio que será feito no dia anterior.
Como sempre, o WordCamp é um evento informal, descontraído e bem disposto. O cenário perfeito para o networking, que é aaqui o +1.
Até ver, ainda há bilhetes disponíveis mas é possível que esgotem antes de sexta.