O Melhor da Semana N.º 82: WordPress como app, WooCommerce, personalizador e HHVM

O que é o WordPress? É um sistema de gestão de conteúdos? Sim, não, talvez. O que faz com que o WordPress seja especial? Roy Sivan filosofou sobre o assunto e tem uma resposta. É a dele mas pode ser partilha por outros.

Quer usar o WordPress para fazer aplicações? Josh Pollock faz e explica como. Deixando sempre o alerta de que cada caso é um caso. Mas começa por dizer que há boas razões para o fazer.

O WooCommerce é o plugin mais usado na criação de lojas online usando WordPress. É um excelente plugin mas, como sabem todos aqueles que o usam, não está isento de problemas e dificuldades. Como as dúvidas são muitas e, por vezes, de resposta complexa, a comunidade StackExchange propôs um novo site de perguntas e respostas para utilizadores e programadores que usam WooCommerce. A ideia está agora em fase de definição, adianta Sarah Gooding.

Depois do espoletar da polémica em volta da gestão do menu no personalizador, que provocou muitas reacções de desagrado, Ryan Boren decidiu apresentar as razões da equipa do core do WordPress. Lembra que uma das coisas mais importantes é que os utilizadores se sintam confiantes ao fazerem mudanças no seu conteúdo e no sites e que o personalizador é a framework para pré-visualizar alterações ao vivo.

Jenny Beaumnont lançou um inquérito, em Maio, para perceber as práticas da comunidade WordPress em termos de manutenção. Desde os serviços oferecidos, as ferramentas usadas e os preços. Agora revelou os resultados.

Na semana passada os programadores do projecto HHVM partilharam os resultados de uma nova experiência usando este motor PHP. Este teste de duas semanas permitiu resultados interessantes, inclusive que o HHVM foi 18% mais rápido que o PHP 7 a executar WordPress.

HHVM WordPress

As API no mundo WordPress têm estado em foco, muito graças à evolução, e futura integração no core, da WP REST API. Desta vez falamos de outra, a WordPress Filesystem API. É o que explica Narayan Prusty.

Para o fim, fica o extraordinário artigo de Paul Ford: O que é código?

Leave a Reply