O Melhor da Semana N.º 83: Guias WordPress, REST API, páginas modelo

Esta é uma semana rica. Não em termos financeiros (lamento) mas em conteúdo que interessa à comunidade WordPress. De todos os níveis.

Vejamos.

Ano 2020. O WordPress dá corpo a 35% de toda a web. A REST API faz parte do core desde há uns anos e após o primeiro ano de implementação, o WordPress ganhou quase 5% de quota de mercado. É assim que começa a viagem ao futuro conduzida por

wp-mcfly

Nick Schäferhoff apresenta-nos um guia aos modelos das páginas personalizadas do WordPress. Um texto que deve ser obrigatório para todos, mesmo para aqueles que estão habituados a lidar com estas matérias.

Já que falamos em guias, aqui vais mais um: Daniel Pataki elaborou um, destinado a programadores, sobre como funciona a base de dados e a forma de escrever melhor código.

Mais um guia. Ahsan Parwez elaborou um texto a explicar o que é e como funciona o “loop”. A apontar, sobretudo, para os iniciados.

Usas o Composer com o WordPress? No WP Pusher recomendam algumas cautelas. Além do texto principal, a ligação vale pelos comentários.

Aaron Jorbin defende que a comunidade WordPress deve sair da bolha em que se fechou e começar a marcar pontos noutros campos.

O tema está longe de ser novo mas, de vez em quando, convém recuperar as razões de fazer um child theme e a forma de o fazer. Desta vez por Matt Cromwell.

2 pensamentos sobre “O Melhor da Semana N.º 83: Guias WordPress, REST API, páginas modelo

  1. Sr. José Freitas,

    Como é que como jornalista não respeita o acordo ortográfico mesmo que não seja a favor do mesmo.

    O período de transição já terminou.

    É uma vergonha ver aqui na WordPress em português as pessoas a não utilizarem o Acordo Ortográfico de 1990.

    Ajudar na tradução para quê?!

    Cumprimentos

    Alfredo Silva

    1. Caro Sr. Alfredo Silva,
      Agradeço a sua opinião, que respeito.
      Ajudar na tradução do WordPress é uma opção individual. Ninguém pode nem deve ser obrigado a contribuir. É verdade que também ninguém obrigou dois membros activos da comunidade portuguesa a criarem um plugin para permitir a liberdade total de escolha aos utilizadores do WordPress e eles investiram o seu tempo a cria-lo.
      Outra opção individual é passar a usar o acordo ortográfico. Aqui vai permitir que exerça a minha liberdade de passar a usar o acordo ortográfico se e quando o quiser fazer. Pode ser amanhã, no próximo mês, no próximo ano ou nunca.
      Nunca terei a veleidade de forçar quem quer que seja a seguir um ou outro caminho.
      Muito obrigado pela sua opinião.

Leave a Reply