O Melhor da Semana N.º 84: WCEU de 2016 é em Viena, WP REST API, GlotPress

O WordCamp Europa 2015 acabou. Está a começar o WordCamp Europa 2016, que será em Viena. A capital da Áustria venceu uma competição renhida com Bratislava. Será a terra que viu morrer Mozart a acolher o próximo grande evento continental do WordPress, entre 24 e 26 de Junho do próximo ano.

Anúncio de Viena como sede do WCEU 2016.
Anúncio de Viena como sede do WCEU 2016. Foto de RubenSutiloFoto

Do WCEU 2015 ainda se falará muito nos próximos tempos. Por exemplo, este foi o palco escolhido por Matt Mullenweg para indicar Nikolay Bachiyski (que em Maio esteve no WordCamp Lisboa) como o primeiro líder de segurança do WordPress.

Outro dos temas fortes do evento foi a WP REST API, com apresentações de Ryan McCue e Jack Lenox. No Torque, Josh Pollock assinala que “a verdade é que a WordPress REST API não é uma API mas milhões de API personalizáveis, que podem ainda ser aproveitadas como ferramenta para fazer API”. 

Na mesma publicação, Matt Cohen, da WooThemes, deixa um guia prático para criar plugins extensíveis e à prova de alterações futuras.

Se for tempo de fazer uma limpeza de Verão, Jenni McKinnon sugere caminhos para aprimorar uma base de dados e deixa-la mais asseada.

No PostStatus, Jenny Beaumont puxou o lustro aos méritos, cada vez maiores, da comunidade francesa de WordPress, com diversos WordCamps e contributos para as vertentes gratuitas e comerciais.

Para quem faz temas ou constrói sites com frameworks próprias, no Blog Oh! Blog, Jai aborda formas de acrescentar Schema markup a um tema WordPress.

O debate sobre o BackPress trouxe à tona outras questões, como as relacionadas com o GlotPress. Em pleno WCEU, Andrew Nacin fez saber de desenvolvimentos para o GlotPress enquanto plugin. Uma ideia que parece não agradar a Marko Heijnen, o ainda lead developer do GlotPress.

Os designers têm, esta semana, algo em que pensar. Aaron Tenbuuren publicou design para e com daltónicos. Já Gabrielle Gosha as tendências mobile para este ano.

Leave a Reply