O WordPress 4.3 Beta 1 está lançado e pronto a ser testado.
Previsto para ter lançamento oficial dentro de cerca de mês e meio, esta é a primeira de mais duas ou três versões de teste.
Abrem-se, assim, as portas às necessárias experimentações, sobretudo aos aspectos novos.
- Os Menus podem, a partir de agora, também ser geridos através do personalizador, com a possibilidade de poder pré-visualizar as alterações efectuadas sem que estas mexam com o que está a ser apresentado aos visitantes.
- É criada a funcionalidade do Site Icon. Pode agora gerir o favicon e o ícone que surge nas apps a partir da área de administração.
- Há importantes melhorias na área das senhas. Com o Better Passwords, o WordPress limita o tempo de vida do pedido de nova senha. Deixam de ser enviadas senha por email e é gerada e sugerida uma senha para o utilizador.
- Há ainda melhorias no editor. Certos padrões de texto são automaticamente transformados ao longo da escrita, incluindo o * e o – que são transformados em lista desordenada, 1. ou 1) em lista ordenada, o > vira citação > e o # passa a indicar o cabeçalho, correspondendo o # ao cabeçalho h1, o ## ao h2 e até ao h6, com seis sinais #.
- Há uma lista vista de lista. Quando vê os artigos ou páginas em ecrãs pequenos, as colunas não são cortadas.
Programadores
Há novidades para os programadores, como é habitual.
- Nas taxonomias. Os termos partilhados por múltiplas taxonomias serão agora separados em termos separados. É a continuidade do processo iniciado na versão 4.2.
- Adicionado o
singular.php
à hierarquia de modelos como recurso parasingle.php
epage.php
.. - O antigo modo de escrita livre de distrações foi removido.
- As listas passam a poder (e dever) ter uma coluna primária definida.
As recomendações habituais
Este é um software em desenvolvimento. Não é recomendado que seja usado em produção. Para testar o WordPress 4.3 Beta 1 use o plugin WordPress Beta Tester ou transfira o ficheiro beta (zip).
Se pensa ter encontrado algum bugm pode reporta-lo na área Alpha/Beta. Ou pode abrir um relatório no WordPress Trac.