O WordPress está a caminho de adoptar por inteiro o PHP7. Mais de uma década depois do 5.0, o 7 promete uma nova etapa em todos os CMS e aplicações que usam PHP.
Há um conjunto de benefícios a caminho, sendo que o mais importante deles é a melhor performance. Os testes efectuados apontam para um rendimento duas a três vezes superior ao PHP5.6.
A equipa do core do WordPress está, há vários meses, a preparar a mudança. Daí a decisão, aplicada no 4.3, de eliminar os “PHP4 style constructors”, uma vez que estes serão, de todo, eliminados pelo PHP7.
Outra alteração implicou a resolução de diversos pequenos problemas relacionados com a alteração da Uniform Variable Syntax no PHP7. Um assunto que terá de merecer a atenção de autores de temas e plugins.
Mas há, também, outras alterações a ter em conta.
O PHP7 está previsto para 12 de Novembro e essa é também a data a partir da qual o WordPress o tenciona suportar na íntegra.
Entretanto há alguns serviços de alojamento que começam a preparar a mudança. Esta semana a Siteground, um dos mais relevantes hosts de instalações WordPress, anunciou que irá activar o PHP7 Beta nos seus alojamentos partilhados.
A equipa do core, através de Aaron Jorbin, recorda que apesar deste avanço, o WordPress irá manter o suporte para outras versões. Pelos menos nos próximos tempos.