WordPress 4.4: desaparecem os botões “Ver artigo” e “Encurtar link”

Faltam ainda alguns dias para a primeira versão Beta do WordPress 4.4 (prevista para 21 de Outubro) mas já se conhece um desenvolvimento relevante, com impacto em todos os utilizadores, porque ocorre no editor do sistema.

A partir da próxima versão, os botões “Ver artigo” e “Encurtar link”, que podem ser encontrados junto a “Ligação Permanente”, logo abaixo do título do artigo, irão desaparecer. Dão lugar a uma ligação permanente clicável.

Editor muda no WordPress 4.4

A proposta foi feita por Scribu há quatro anos atrás. O ex-contribuidor defendia que o “Ver artigo” é uma funcionalidade redundante. Helen Hou-Sandi deu agora andamento à sugestão. Esta opção torna a área de edição mais simples e limpa.

Num comentário no WP Tavern, Hou-Sandi explica que até agora há dois “Ver artigo” no ecrã de edição, junto à ligação permanente e na barra de ferramentas. Depois da publicação passam a três links, porque surge a notificação de publicação ou actualização. Esta notificação e o respectivo link vão continuar a aparecer.

O “Encurtar link”, que aparece se o site em causa tiver uma forma de providenciar ligações curtas, também vai desaparecer. Quem o utilizar com regularidade poderá ultrapassar a questão usando código ou um plugin.

O WordPress 4.4 deverá ser lançado em meados de Dezembro.

Leave a Reply