WordPress

WordPress 4.4 Beta 2 e mais: REST API, oEmbed, Multisite e Cabeçalhos

Está lançada a Beta 2 do WordPress 4.4. Esta segundo passo inclui algumas correções e dá continuidade às integrações anunciadas para a nova versão.

Para que não haja dúvidas: O WordPress 4.4 Beta 2 é uma versão de densevolvimento e não deve ser usada num site de produção, apenas em ambiente de testes. Podes usar o WordPress Beta Tester ou descarregar o ficheiro zip.

Se encontrares um erro ou bug, por favor, reporta-o na área Alpha/Beta, ou apresenta um relatório no WordPress Trac. Aqui está a lista de bugs conhecida.

REST API

A equipa que trabalho na integração da REST API anunciou a fusão com o core da infraestrutura da API. A componente de endpoints fica para uma futura versão, à partida a 4.5, mas continua disponível via plugin.

Ryan McCue define a parte da infraestrutura como a “API construction kit”, apoiando a criação de API por parte dos programadores e autores de temas e plugins.

Fica o aviso a quem usa a versão 2 da API, que é fundamental actualizar para a Beta 5 ou superior. Caso contrário, são contemplados com um erro fatal.

oEmbed

É sabido que a versão 4.4 traz como novidade o facto do próprio WordPress passar a fornecedor de conteúdos que podem ser incorporados em websites… WordPress, usando o oEmbed.

Assim, qualquer conteúdo, artigo ou conteúdo personalizado público é passível de ser incorporado.

Mudança nos Cabeçalhos

O WordPress 4.4 traz o regresso do Cabeçalho 1 aos ecrãs de administração. É uma medida que visa um melhor funcionamento em dispositivos móveis e facilitar a acessibilidade a pessoas deficientes que necessitam de suportes de apoio para gerir os seus sites.

Esta é uma alteração que deve ser analisada com cuidado pelos autores de temas e plugins, uma vez que implica uma reestruturação dos respectivos cabeçalhos.

Multisite

O 4.4 traz a resolução de alguns bugs da versão multisite. Mas não só. Há alterações estruturais, como o WP_Network. E não só.

Há ainda novas funções e filtros.

Leave a Reply