Relatório Imperva sobre segurança

O Melhor da Semana N.º 105: Plugins WordPress, spam, WP REST API, PHP 7 vs HHVM

O WordPress é espectacular, maravilhoso, gere 25% da Internet mas precisa de mudar. Chris Hutchinson afirma que tem de se libertar das restrições que remetem o WordPress para o passado, olhar para o futuro e para as novas tecnologias. São propostas importantes e que devem levar a uma séria reflexão. Dentro deste âmbito, Tom McFarlin faz uma digressão pelo estado do WordPress.

Este ano vai trazer números recorde para o repositório de plugins. Há mais de 40 mil e cerca de 22 mil foram actualizados nos últimos 24 meses, diz-nos Luca Fracassi. A má notícia é que cerca de 18 mil não foram actualizados nos últimos dois anos.

Plugins WordPress por ano

Outros números. A Imperva, uma empresa de cibersegurança, publicou o seu relatório relativo aos primeiros seis meses do ano e revela que o spam é a maior ameaça às instalações WordPress. Mas há outros dados a ter em conta. Como, por exemplo, o WordPress ser alvo de ataques 3,5 vezes mais que outros CMS. Algo que, convenhamos, não é difícil de explicar atendendo à popularidade da plataforma.

Relatório Imperva sobre segurança

O WordPress 4.4 está a poucas semanas de distância e traz a primeira parte da WP REST API. É coisa técnica, pois, mas a WP Engine e o Torque decidiram criar um guia não técnico. São, em rigor, quatro páginas, da autoria de Nick Schaferhoff.

E se, afinal, a WP REST API não for assim tão importante para o crescimento do WordPress, pergunta Vladimir Prelovac.

Um dos criadores da WP REST API, Ryan McCue está também preocupado com o WordPress Importer. E quer ajuda para o mudar.

A WooThemes está em mudança, o que não surpreende tendo em conta o processo de aquisição pela Automattic. Nos últimos dias a criadora do WooCommerce retirou muito dos seus temas e os child themes do Canvas, um dos mais populares. E para onde vai o Canvas? Matty Cohen garante que não vai para lado nenhum, continuará a ser desenvolvido por uma equipa própria.

O ‘WooMattic’ deixou Patrick Rauland triste por ter de deixar de lado os seus projectos laterais.

Queres criar um tema WordPress de raiz? Eis aqui uma sugestão de como começar.

De um lado temos o PHP 7. Do outro, o HHVM 3.10. Qual deles é o mais rápido?

Depois de concluíres o website, chegou a altura de o entregares ao cliente. Mas, e há sempre um mas, como o deves fazer? Em concreto no acesso ao backoffice? Samuel Dawson oferece duas sugestões sobre como optimizar o painel para os clientes.

Leave a Reply