Chama-se Calypso. É o novo painel de administração do WordPress.com. Desenvolvida ao longo de ano e meio por um conjunto de 140 pessoas, com o objectivo de tornar aquela área mais rápida e ‘responsive’, a nova interface foi escrita em JavaScript.
Para o front-end, a equipa da Automattic responsável por esta mudança usou React, uma framework JavaScript desenvolvida pelo Facebook. Nos ‘bastidores’ a nova plataforma foi criada com o apoio de Node.js. Depende ainda de API, incluindo a REST API.
Quem usa a versão WordPress em instalações próprias, via WordPress.org, também pode beneficiar da nova interface. Para isso os websites têm de ter instalado e activado o Jetpack, o plugin multi-funções da Automattic.
Outra novidade é o lançamento de uma aplicação para Macintosh OS X. Há aplicações para Windows e Linux em perspectiva mas também há alguns desafios técnicos para ultrapassar.
E no WordPress.org?
O patrão da Automattic e co-fundador do WordPress, Matt Mullenweg, admite que este é apenas o início de uma nova etapa.
Calypso poderá fazer parte do projecto WordPress.org mas isso vai depender da vontade da comunidade.
Se tal se vier a verificar, haverá vários desafios técnicos a ultrapassar. E a acentuar-se o impacto do JavaScript no projecto WordPress.
A Automattic disponibilizou em ‘open source’ o código do Calypso. Mullenweg admite que nem toda a gente foi dessa opinião mas assinala que aprende que quanto mais se dá mais se recebe. Afinal será necessária a ajuda de outras pessoas para, entre outras coisas, harmonizar a WordPress.com API com a WP-API para que funcione com o core do WordPress.