À espera do 4.4 com cara “renovada”

Aproveitámos a chegada iminente do WordPress 4.4 para refrescarmos a imagem do wp-portugal.com e anteciparmos o novo ano que se avizinha. Muitos saberão que o projecto de desenvolver um novo tema e novas funcionalidades para o wp-portugal.com foi lançado em 2013, durante o WordCamp Porto 2013, e renovado já este ano no WordCamp Lisboa 2015.

Acontece que, sendo um projecto de voluntariado, e que inclui muitos participantes, não é simples manter o ritmo de desenvolvimento. Embora haja algum avanço em tempo de eventos, como o WordCamp, a tendência tem sido esse ritmo esmorecer à medida que retomamos o quotidiano dos nossos projectos pessoais, que nos ocupam a maior parte do tempo.

Este refrescamento não significa, todavia, que o projecto de uma nova roupagem para o wp-portugal.com tenha sido esquecido. Antes pelo contrário: o que se pretende é motivar ainda mais quem aqui vem e segue o wp-portugal.com a contribuir para este projecto de ter um site da Comunidade Portuguesa de WordPress com um design próprio, adaptado aos conteúdos que, de forma tão regular, têm sido editados pelo José Freitas, e às necessidades específicas dos utilizadores nacionais.

O tema pelo qual optámos para esta semi-actualização é o Gazette, da Automattic. O que procurámos foi um tema simples, já testado, que desse destaque aos muitos conteúdos e que não exigisse demasiada edição para adequar ao que temos. Se tudo correr bem, esta alteração será apenas passageira e, muito em breve, poderemos estar aqui a escrever sobre outro tema, esse sim desenvolvido à medida.

Crédito da foto: markus spiske / VisualHunt.com / CC BY

Leave a Reply