Twenty Sixteen

WordPress 4.4 “Clifford”: Uma pequena grande revolução

O WordPress 4.4 “Clifford”, em homenagem ao trompetista Clifford Brown, é uma das mais ambiciosas versões dos últimos anos. Para todos mas em particular para os programadores. Esta versão teve o contributo de 469 pessoas, sendo a mais participada de todas, até agora.

REST API

Depois de um processo de cerca de dois anos, a REST API chegou ao core do sistema. Em rigor chega apenas uma parte. A infraestrutura estará presente no WordPress mas os ‘endpoints’ estão previstos apenas para a próxima versão, talvez em Abril. Isto significa que os programadores podem deitar mãos ao trabalho e criar temas e plugins que fazem uso da REST API. Mas quem pretende usar o WordPress em aplicações móveis, por exemplo, deverá continuar a ter de usar o plugin por mais algum tempo.

Twenty Sixteen

O ritmo mantém-se. Todos os anos há um novo tema por omissão. O Twenty Sixteen é um tema minimalista, limpo e uma estrutura base simples. Não agrada a todos mas o objectivo não é esse.

Imagens Responsivas

O WordPress já fazia, na maior parte dos casos e dependendo do tema, um bom trabalho na entrega de imagens responsivas aos ecrãs dos utilizadores. A partir desta versão as coisas devem correr ainda melhor.
O novo suporte para imagens responsivas incluirá todas as dimensões de imagens no atributo ‘srcset’, o que significa que o navegador fica com a tarefa de apresentar o tamanho apropriado à dimensão do ecrã. Logo, é necessário que o browser execute esta tarefa. A maior parte dos navegadores já o faz mas, ainda assim, haverá utilizadores a não poder beneficiar desta situação, até que mudem de browser ou até que aquele que utilizam se adapte.
Para isto foram integradas seis novas funções e dois filtros.
O core passa a ter um novo tamanho de imagem, denominado “medium_large”. Terá 768 pixéis de largura e sem limite na altura.

No WordPress, quando carregamos uma imagem são criadas diversas versões, como a miniatura, média e grande. Podemos definir os tamanhos em Opções > Multimédia. Agora, além desses, do tamanho original da imagem e de outros que estejam definidos em cada site, é criado o “medium_large”.

Imagens responsivas

oEmbed

Há algum tempo que o WordPress utiliza o oEmbed para facilitar a incorporação de elementos a partir de alguns fornecedores de conteúdo, como o YouTube. A partir do 4.4, os websites ficam também a ser fornecedores, permitindo a outros integrar os seus conteúdos. Por isso, se quiseres, poderá partilhar, de forma fácil, conteúdos do website da tua empresa no teu.

Para fazer a incorporação, basta colocar o URL do artigo numa linha, entre as tags <embed>.

Taxonomias

Mais uma versão, mais passos no caminho definido para a renovação dos termos e taxonomias. Os termos passam a poder ter metadados de forma mais simples, como já acontece com os artigos e os utilizadores. Há uma nova tabela para isto: wp_termmeta.

Personalizador

A equipa de desenvolvimento procurou melhorar o funcionamento da área de personalização. O objectivo é que seja mais rápido e que o seu uso implique uma menor necessidade de recursos de memória. Foram aplicados diversos melhoramentos.

Comentários

Há uma nova classe, a WP_Comment. O objectivo será criar uma melhor experiência de comentários nos sites que ainda têm esta secção. Promete facilitar a cache e a performance dos artigos que têm muitos comentários.

wp_title()

Estava previsto que a função wp_title() ficasse obsoleta na versão 4.4 e fosse colocada no ficheiro deprecated.php (no wp-includes). No entanto, a equipa do core decidiu dar um passo atrás e reinstalar a função no seu lugar original.

Este é um passo que permitirá a alguns programadores ganharem um pouco mais de tempo para deixarem de usar esta função nos seus temas.

Multisite

Há uma nova classe: WP_Network. Também surge a função _network_option que facilita o usode diversas redes de sites. Há novos ‘hooks’, resolução de bugs e elementos que ficam obsoletos.

Leave a Reply