WordPress

WordPress 4.5 começa a acelerar

O desenvolvimento do WordPress 4.5 começou há cerca de duas semanas. Ainda não está em velocidade de cruzeiro mas já se começam a sentir o impulso de acelerar rumo aquela que será a primeira de três grandes actualizações, este ano.

A REST API volta a estar em foco. Com a integração da infraestrutura na versão 4.4 ficou previsto que na próxima seriam implementados os endpoints. Neste momento, não há ainda certeza de que isso irá acontecer, uma vez que há questões importantes a ultrapassar, mas tudo se encaminha para esse objectivo.

A ideia de levar para o core a autenticação a dois passos continua activa, embora não haja uma decisão final. Do ponto de vista técnico as operações estão adiantadas mas faltam resolver questões de usabilidade. O plano actual visa fazer com que a autenticação por email funcione como opção. Falta decidir se passará para o core, se ficará como plugin suportado pela equipa do core ou se segue outro caminho.

A Fields API, por seu lado, foi remetida para a 4.6, prevista para Agosto. Ainda vai passar pela fase de testes e de envolvimento dos utilizadores. Também o Shortcake fica de fora da 4.5 e transita para a 4.6, para desilusão de muitos apreciadores do uso de shortcodes.

Continuando a aposta no melhoramento do personalizador, a versão que há-de ver a luz do dia em Abril deve trazer mais algumas novidades.

 

2 pensamentos sobre “WordPress 4.5 começa a acelerar

Leave a Reply