Faltam cerca de dois meses e meio para o WordCamp Porto. O evento traz algumas novidades, como os workshops sobre como fazer o teu site em WordPress ou como fazer a tua loja online.
Na última semana abriu a venda de bilhetes e faltam poucos dias para fechar as candidaturas a oradores.
Por falar em WordCamp,
Joe McGill fez a proposta e pumba! Foi aceite de imediato e até já integrada no core, para a nova versão WordPress 4.5. Para melhorar o tempo de carregamento das páginas, McGill propôs que a compressão padrão das imagens passasse de 90 para 82 por cento.
A 10up, uma das maiores agências mundiais de WordPress, disponibilizou ElasticPress em open source. Trata-se de uma ferramenta pensada para WooCommerce e destinada a estender as pesquisas, possibilitando a aplicação de filtros complexos.
AMP
A Automattic lançou um plugin para sites WordPress puderem aproveitar, se estiverem interessados, o projecto Accelerated Mobile Pages, da Google. Há vantagens mas também desvantagens. Por isso, o melhor é estudar bem o assunto e a sua implementação para tomar uma decisão informada.
Se estão interessados, Yoast elaborou um pequeno guia de configuração.
Marco Almeida, da Webdados, decidiu experimentar. Pensou como poderia fazer o rastreamento com o Google Analytics, resolveu a questão e partilhou. Rudy Galfi, product manager do Accelerated Mobile Pages, também escreveu sobre o assunto.
Segurança
A segurança é um assunto sério e merece toda a atenção. Veja-se o recente caso do Hollywood Presbyterian Medical Center, uma unidade de saúde dos EUA que teve de pagar uma boa soma de dinheiro para voltar a ter acesso a ficheiros que foram encriptados. E o caso do Linux Mint, por exemplo. A melhor forma de evitar situações de Ransonware é prevenir.
Não é a primeira, nem será a última vez que falaremos disto. É um tema recorrente: como mover o WordPress de uma instalação local para um servidor.
Mudanças no WordPress
A directoria de plugins vai sofrer mexidas, a exemplo do que aconteceu com a de temas. A interface do sistema de revisão de versões de páginas e artigos também será alvo de um refrescamento.
Assim de repente…
Já pensaste no que acontece quando carregas no Enter para visitar um endereço de um site WordPress? Não? Então descobre.
O pessoal do Mailchimp decidiu acabar com o Mandrill. Bom, decidiu integrar o Mandrill no Mailchimp, com a consequente alteração no tarifário. Quem não quiser, tem algumas alternativas.
Excelente. Incansáveis como sempre.
Não me canso também de agradecer o vosso digest semanal.
Bem hajam.