O Melhor da Semana N.º 123: WordPress 4.5, WP REST API, Acessibilidades, Plugins e segurança

É uma das notícias da semana. O WordPress corresponde por inteiro às normas WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), criadas pelo World Wide Web Consortium (W3C). Isto ainda não significa que cumpre todas as exigências para providenciar uma experiência de utilização total para as pessoas com deficiência mas indica que o caminho para lá chegar está cada vez mais curto.

O Stack Overflow fez uma sondagem e o WordPress foi apontado, por cerca de 74% dos respondentes, como a tecnologia ‘mais temida’, como algo que temem vir a ter de usar.  Chris Lema explica que o resultado não é assim tão negativo e salienta que nem sequer é preocupante. Tom McFarlin também reflectiu sobre o assunto e concorda com Lema.

No Twitter, Ryan McCue abordou o facto de muitos programadores não gostarem de WordPress e ocupou-se disso também no seu blog, o que levou Alain Schlesser a reflectir sobre o assunto e a propor algumas ideias.

A WP REST API continua a ser um dos temas mais falados do mundo WordPress. Mas o que é que significa, em concreto, para os utilizadores comuns?

A questão não é nova: para os smartphones é preferível um website responsive ou uma app nativa?

Segurança

Nas respostas que obteve junto de utilizadores que tiveram um site atacado com êxito no último ano, o Wordfence apurou que a maior parte não sabe como é que esse ataque ocorreu. Entre aqueles que sabem, a maioria disse ter sido através de plugins.

Ainda na segurança, a Sucuri explicou como procede à limpeza de um website.

O pessoal da Modern Tribe está a fazer alterações na empresa, a remodelar a imagem e o website. E está a contar como corre o processo.

O pacote

Há alguns dias algumas tecnologias e pacotes de software deixaram de funcionar. O React, por exemplo, foi um deles. Mas houve muito mais. Tudo começou num conflito de marcas, em questões de dependências e termina com uma pergunta: Os programadores já se esqueceram de programar?

WordPress 4.5

Faltam cerca de 16 dias para a chegada do WordPress 4.5, a primeira de três versões agendadas para este ano. A versão 4.5 RC está disponível para testes desde quarta-feira passada.

Por entre as novidades, há a registar a nova framework para o personalizador, chamada ” selective refresh”. É apresentada como um mecanismo híbrido de pré-visualização que tem a vantagem de não ter de refrescar toda a janela.

Atenção a quem usa WP-CLI. As versões do WP-CLI anteriores à 0.23.0 são incompatíveis com a 4.5.

As redomas dos burocratas

Um grupo de pessoas influenciados por escritórios de advogados, com muita vontade de complicar e com poucos conhecimentos de como funciona o mundo online, insiste em lavrar leis, directivas e regulamentos confusos e excessivos em detalhes.

Um dos mais recentes exemplos é a Lei n.º 144/2015, de 8 de Setembro, relativa à “Resolução alternativa de litígios de consumo“. Há quem chame imbecil à legislação.

E ainda…

A 12 de Abril, o Facebook abre os seus Instant Articles a todos. Eis como podes aproveitar esta possibilidade usando WordPress. A 10up também estudou o assunto.

Sete regras para criar um belo UI.

O processo de revisão de plugins passa a ser mais automatizado.

Taylor Lovett fez uma comparação entre alguns plugins de cache e tem uma sugestão.

A Webdados lançou um novo plugin para WooCommerce. Cria descontos percentuais e/ou ofertas especiais do género “pague x leve y”, configurados com base em características dos produtos.

O fim de uma era para Jen Mylo e para a comunidade WordPress.

 

Leave a Reply