O Melhor da Semana N.º 124: WordPress 4.5, AMP, child theme e UX

O Editor não pára de ganhar funcionalidades e de ficar melhor de versão para versão. Quando surgir o WordPress 4.5, dentro de pouco mais de uma semana, será possível fazer ligações de texto usando uma barra de ferramentas inline. A propósito do 4.5, Aaron Jorbin já publicou o field guide.

Será escusado dizer que se tens plugins e temas próprios, deves verificar a sua compatibilidade com a nova versão.

O Accelerated Mobile Pages (AMP), da Google, acelera mesmo os sites? É a pergunta à qual o pessoal do WebDesignDepot decidiu responder.

Já tens uma checklist para conferir se todos os passos necessários antes do lançamento de um site estão cumpridos? A iThemes preparou uma. Confere com a tua.

Uma das primeiras tarefas a executar depois de instalar o WordPress e instalar e activar um tema é criar um ‘child theme’. Não deve ser algo opcional mas sim uma obrigação. Se o tema em causa não tiver suporte para um child theme tens duas opções: mudar de tema ou fazer com que passe a suportar. Também é válido para os temas que tu própria crias.

WordCamp

E que tal facilitar o desenvolvimento WordPress usando WP-CLI, shell scripts e o Alfred, a aplicação para Mac? O pessoal do Delicious Brains explica como fez.

Rachel Vasquez é uma programadora que, há algum tempo, foi contratada pela 10up, uma das maiores agências mundiais a trabalhar com WordPress. Após cerca de seis meses de trabalho, já aprendeu muitas coisas novas ou formas de fazer diferentes do que fazia. A propósito da 10up, o seu director de engenharia, Taylor Lovett, vai estar no palco do WordCamp Porto 2016. Por falar em WordCamp, no ano passado houve um total de 89, em 34 países. O ano passado o WordCamp nacional foi em Lisboa, este ano, como se sabe, será no Porto.

Por qualquer razão, podes querer criar programaticamente URL personalizados para o teu site. Há mais de uma forma de o fazer.

Hugo Baeta chegou à conclusão que, ao longo dos anos, a rede de sites WordPress.org tem crescido sem grande estrutura ou direcção de arte. E pretende melhorar esse aspecto. O primeiro passo é perceber o que pode ser melhorado e promoveu, há uns meses, um inquérito para tentar perceber como os contribuidores e outros elementos da comunidade interagem com os sites .org. Os primeiros resultados foram agora divulgados.

A caminho de mudanças está ainda o directório de plugins.

E ainda…

Fred Meyer decidiu abordar as ‘nested conditionals‘ e a sua importância para desenvolver um código limpo.

Sobre este aspecto, Matt Geri assume que sofre de um certo tipo de síndroma obsessivo compulsivo.

Para ler e reflectir, Jason Resnick aborda a percepção errada do desenvolvimento web.

David Gewirtz instalou um certificado SSL pela primeira vez e aprendeu algumas coisas, que decidiu partilhar.

Dentro de meses teremos nova versão do bbPress.

Fica, para o fim, com este glossário de segurança.

Se sobrar tempo…

Se ainda tem alguns minutos, dedique-os a ler e reflectir sobre aquilo que Jesse Weaver escreveu. E porque falamos em “sobrar tempo”? Bom, porque Weaver assinala que a Internet actual vive e respira pela atenção de todos nós. Em troca de ser algo gratuito, estamos a oferecer-lhe tempo. E tempo é coisa que não se faz mais.

Um pensamento sobre “O Melhor da Semana N.º 124: WordPress 4.5, AMP, child theme e UX

  1. Mais uma vez, muito obrigado pelo digest semanal. Excelente.

    Sobre o tempo: costumo dizer que não há recurso mais escasso que esse: todos têm a mesma quantidade de tempo por cada 24 horas, mas poucos têm a disponibilidade para usar um pouco que seja para um ou outro assunto fora do seu rol habitual de tarefas / atividades.

    Claro que, se entrássemos pelo campo da ciência, eu até poderia elaborar um pouco mais sobre o porquê de eu achar que tempo é um conceito inventado pelos humanos e que, o tempo, per se, não existe. 😉
    (mas isso é para outros locais…)

Leave a Reply