The Panama Papers

O Melhor da Semana N.º 125: WordPress 4.5, WP REST API, Papéis do Panamá, WooCommerce

O caso dos “Panama Papers” pode ter sido possível porque a sociedade de advogados Mossack Fonseca utiliza(va) versões desactualizadas de um plugin WordPress e do sistema de gestão de conteúdos Drupal. O Wordfence avançou que a disponibilização de 4,8 milhões de emails ao consórcio de jornalistas de investigação terá acontecido por, no mesmo servidor, estar alojada uma versão vulnerável do plugin Revolution Slider.

Quanto aos documentos terão sido retirados graças a vulnerabilidades existentes numa versão desactualizada do Drupal, como a Forbes relatou. A versão em causa tem mais de três anos e os bugs em causa tinham já sido corrigidos por lançamentos entretanto efectuados.

A Automattic fez uma parceria com a Let’s Encrypt para encriptar os domínios personalizados alojados no WordPress.com.

A equipa da WP REST API descobriu um bug na versão disponível no WordPress 4.4 e já encontrou forma de o resolver, aplicando-se também à 4.5, a lançar nos próximos dias. Ryan McCue fez ainda saber que a versão final do plugin 2.0 ficará pronta dentro de meses. Quanto à chegada dos endpoints ao core, ficará de fora também do WordPress 4.6 e, na melhor das possibilidades, será feita a proposta de integração para o 4.7. Esta deverá chegar nas primeiras duas semanas de Dezembro e terá Matt Mullenweg como líder.

Entretanto: WP REST API criar, actualizar e eliminar dados. WP REST API? Mas, afinal, o que é isso?

Informação sensível

Num projecto em desenvolvimento quantas vezes não fica para trás alguma informação sensível, que foi útil em determinado momento mas não deve estar disponível quando o site chega ao mundo. Para resolver isso, a 10up propõe o uso do WP Hammer.

O WooCommerce 2.6 será lançado em Maio. Foi uma das notas que Matt Mullenweg deixou na WooConf.

Em foco nos últimos tempos, o AMP da Google, o Facebook Instant Articles e o Apple News e as suas “inacreditáveis limitações” mereceram uma avaliação no TechJournal.

Sabes o que são acções e filtros no WordPress? Rachel McCollin explica.

Design

Precisas de um guia de estilo para estar a par das tendências de web design este ano? E que tal 10 guias?

Ezequiel Bruni dedicou algum do seu tempo a elaborar um guia de UX para iniciados… e não só. São precisos alguns minutos mas é um pequeno investimento. Já Laura Elizabeth decidiu fazer um guia de cores para web design.

E ainda…

Qual é o melhor para desenvolvimento WordPress, Gulp ou Grunt? Sufyan bin Uzayr fez uma comparação.
A Delicious Brains propõe Codeception para testar plugins antes de chegarem ao mundo.

Leave a Reply