WordPress inline link toolbar

WordPress 4.5 lançado. Eis o que temos de novo

Está lançado o WordPress 4.5 “Coleman”, em homenagem a Coleman Hawkins. Há coisas novas para todos, utilizadores, programadores e designers, para que todos tenham algo a ganhar num sistema de gestão de conteúdos mais evoluído, dinâmico e que continua a não esquecer as suas raízes.

Eis o essencial desta versão, liderada por Mike Shroder e que teve 277 contribuidores:

Criar ligações nos artigos

A forma de criar e editar ligações em artigos e páginas tem alterações. Agora aparece uma pequena ferramenta inline, que dispõe de pesquisa. Só precisa de começar a escrever. Se preferir a interface anterior, basta carregar no ícone da engrenagem.

WordPress inline link toolbar

Há alguns atalhos ou padrões de texto que são novidade. Se escrever `texto` irá alterar para texto e colocar três ou mais hífens seguidos vai criar (—) uma separação no local onde as aplicar. Para esta edição foi analisada a possibilidade de acrescentar padrões semelhantes para negrito e itálico mas, para já, não houve consenso.

illustration-short-editorshortcuts-whitespace

Qualidade das imagens

Para fazer o WordPress um pouco mais veloz, foi alterada a definição da compressão da imagem, que desce de 90 para 82. A definição de 90 era a utilizada desde a versão 2.5, quando a função image_resize() chegou ao core.
A questão é que esta definição cria ficheiros maiores do que o recomendado pelas melhores práticas actuais. A pesquisa efectuada concluiu ainda que a descida para 82 seria insignificante em termos de qualidade visual mas importante no ‘peso’ em kb.

Se preferires manter a definição nos 100, só precisas de acrescentar uma linha de código ao respectivo site:

add_filter(‘jpeg_quality’, function($arg){return 100;});

Quem tem sites de fotografia e considera imprescindível preservar a qualidade final das imagens em detrimento de uma maior velocidade, pode saindo fazer uso de plugins.

Logótipo personalizado

Esta nova funcionalidade permite que use o personalizador para inserir o seu logótipo. Estará disponível em temas no qual venha a ser implementada.

Personalizador com pré-visualização ao vivo

O personalizador volta a ser algo de carinho. Há novos controlos, melhor performance e o refrescamento selectivo.
Passa a ser possível pré-visualizar como fica o site em diversos tipos de ecrã, incluindo mobile e tablets. Esta funcionalidade integra filtros que permite mudar o tipo de dispositivo em avaliação.

Já o refrescamento selectivo possibilita pré-visualizar as alterações feitas com maior rapidez. Para que os utilizadores possam beneficiar desta funcionalidade é preciso que os autores de temas façam as devidas alterações.
O refrescamento selectivo será ainda útil na pré-visualização de widgets.

Comentários

Há pequenas modificações na área dos comentários, visando facilitar a sua moderação. Desde logo na sua apresentação, se forem usadas tags.
Quem gosta de publicar comentários longos vai gostar de saber que estes podem, desde que não sejam limitados pelo site, aos 65 mil caracteres, sendo que o nome do autor pode ter até 245, o email 100 e o URL até 200. Os programadores podem agora ajustar a largura dos campos.

Alterações no Core

Foram actualizadas bibliotecas de JQuery e jQuery Migrate, Backbone e Underscores, entre outras. Por causa disto, é possível que sejam verificados comportamentos estranhos nos browsers. Recomenda-se uma limpeza geral da cache, ao nível do site e servidor e do browser.
Os programadores que façam uso destas bibliotecas devem ainda fazer os necessários testes, se é que já não os fizeram.

Há ainda mudanças na edição de termos.

REST API

Quem usa REST API vai verificar alterações que podem quebrar plugins que a usem. Se não usares um plugin para ligar à API, não há problema mas, se usares, é importante verificares as alterações a promover.

Há também novidades nas integrações.

Actualiza

Sendo uma grande actualização, esta versão não é aplicada de forma automática. Exige, por isso, a intervenção dos administradores dos sites. Antes de o fazer é importante realizar cópias de segurança.

3 pensamentos sobre “WordPress 4.5 lançado. Eis o que temos de novo

  1. Alguém tem o problema de querer fazer upload de uma foto e está constantemente a dar Erro HTTP.???

    Está-me a comer o cerebro! Já tentei de tudo e parece mais uma roleta russa que um algoritmo, pq as imagens são pequenas e sem problema! =S

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *