Dia do Contribuidor do WordCamp Porto

Dia do Contribuidor do WordCamp Porto já teve resultados

Por vezes encarado como o parente pobre dos WordCamp, o Dia do Contribuidor deveria ser entendido como obrigatório por todos. Nunca numa perspectiva de imposição mas sim como uma oportunidade de devolvermos algo a uma comunidade que nos oferece tanto.

Este ano, no WordCamp Porto 2016, tivemos a participação de cerca de sete dezenas de pessoas ao longo do segundo dia. Ficaram distribuídos em quatro grupos: core, liderado por Pascal Birchler, core committer do WordPress; suporte, coordenado por Pedro Fonseca, moderador do fórum de suporte; traduções, com supervisão de Álvaro Góis dos Santos, validador da tradução portuguesa; e montra, organizado por Marco Pereirinha, programador e autor de plugins.

Resultados?

David Rosendo, programador WordPress, empenhou-se na correcção de um bug no carregador de media. No funcionamento normal do WordPress, o sistema detecta cada alteração efectuada nos campos de edição de ficheiros, como nome, descrição, autoria ou personalizados, e actualiza de forma automática para a base de dados via AJAX esses novos dados. O problema encontrava-se nos campos personalizados, quando se queria permitir campos com escolhas múltiplas (Selects ou Checkboxes). Só o último valor clicado seria guardado.

Rosendo aplicou um patch que abre a possibilidade de permitir, no carregamento de media, a actualização de campos com múltiplos valores para selecção na base de dados e permitir o posterior tratamento conforme as necessidades.

Pedro de Carvalho, por seu lado, conta que depois de ter filtrado os bugs, escolheu um, adaptou-o, escreveu um ‘unit test’ e submeteu o patch. Neste caso, permite estender a funcionalidade do wp_dropdown_categories para permitir que seja obrigatório escolher pelo menos uma opção.

patch-pedro-carvalho

A montra

O grupo coordenado por Marco Pereirinha teve o objectivo de arrancar com a criação de um plugin — a ser disponibilizado no repositório oficial —, que servirá como montra do que melhor se faz em Portugal e será usado no website da Comunidade Portuguesa de WordPress. E está em andamento e disponível para contributos.

 

Leave a Reply