Google AMP

O Melhor da Semana N.º 164: WordCamp Lisboa 2017, editor, Elasticsearch e Google AMP

O WordCamp Lisboa 2017 vai ser nos dias 20 e 21 de Maio, no ISCTE. O evento da comunidade portuguesa de WordPress está nos primeiros dias de preparação mas sabe-se, desde já, que é imperdível.

A interface do utilizador daquele que pode ser, num futuro próximo, o editor do WordPress – Gutenberg – está em testes. Para já numa fase muito inicial de testes. Mas todos os contributos são bem recebidos. A este propósito, Gregory Schoppe deixa algumas ideias e sugestões.

Estás a usar a versão 4.7 ou 4.7.1 do WordPress? Então pára já tudo e vai actualizar para a 4.7.2. A 4.7 trouxe uma vulnerabilidade grave relacionada com a REST API que só fica resolvida com a 4.7.2. Houve já milhares de sites afectados por acções de ‘desfiguração‘ ou execução remota de código.

A 10up lançou ElasticPress.io, é um ‘software as a service’ para o Elasticsearch, um motor de pesquisa open source. A 10up apresentou ainda, na última semana, a WordPress Component Library.

Já o Reacktiv Studios lançou Locomotive, uma ferramenta destinada a programadores.

Não há como fazer manutenção regular a cada website. Por exemplo, Kevin Muldoon encontrou a base de dados de um dos seus sites com 19,5GB. Depois de fazer uma limpeza ficou com ela reduzida a 159MB. E tudo por causa de um plugin.

Em busca de aprender mais sobre redirecionamentos 301? Fred Meyer ajuda.

Entretanto, o Google actualizou o AMP para facilitar a partilha de URL.

Leave a Reply