WordPress 4.8 WordCamp Lisboa

O Melhor da Semana N.º 177: WordPress 4.8, Apache ou Nginx, AMP e segurança

O WordPress 4.8 está a caminho. A Beta está lançada para os necessários testes. A versão final está prevista para 8 de Junho.

Traz melhoramentos no editor TinyMCE, na API do editor e novos widget de média envolvendo imagens, áudio e vídeo.

Outra novidade é a apresentação de eventos e notícias WordPress num widget no painel. Na imagem deste artigo está bem em destaque o WordCamp Lisboa 2017.

Já agora, eis o que deves esperar do 4.8.

Entretanto, depois de um período de paragem, o processo da língua preferencial conhece uma nova etapa.

O WordPress está pronto para ser o CMS de grandes empresas?

Apache ou Nginx? Prós e contras.

Robert DeVore lançou, e explicou as razões de o fazer, o DocuPress. É um plugin que permite adicionar documentos de forma directa a partir do painel do WordPress.

WordCamp Europa

A organização do WordCamp Europa escreveu uma carta aberta ao presidente francês Emmanuel Macron. Isto porque muitas pessoas que tentam obter visto de entrada no país para participar no WordCamp estão a receber respostas negativas porque os bilhetes para o evento são muito baratos. Parece que as autoridades francesas têm um percepção arcaica do valor das coisas. O que é barato não pode ser bom e não pode motivar uma pessoa a fazer uns milhares de quilómetros para participar nessa coisa.

Segurança

O WordPress passou a fazer parte do HackerOne, uma plataforma de segurança.

O Avada, um dos mais populares temas para WordPress, tem uma nova versão, a 5.1.5, que resolve alguns problemas de segurança graves.

És afectado por um problema de hotliking (outro site usa as tuas imagens de forma directa, via URL), que te consome recursos? Resolve a situação.

Como funcionam Nonces no WordPress.

Como optimizar imagens para a Web.

Porque deves usar Elesticsearch no teu site WordPress.

Google AMP

Scott Gilbertson não gosta do Google AMP. Mesmo nada.  John Gruber concorda.

O WordPress.com está a experimentar a instalação de muitos mais temas (e até temas personalizados) e plugins de terceiros no Business Plan.

2 pensamentos sobre “O Melhor da Semana N.º 177: WordPress 4.8, Apache ou Nginx, AMP e segurança

  1. Após um fim de semana de WordCamp, não contava com o “melhor da semana”, pois seria de esperar que, para quem esteve a dar no duro para que a organização do evento saísse imaculada, hoje estaria numa merecida “recarga de baterias”, mas afinal, cá está ela, e, com a qualidade com que o José Freitas nos habituou.

    Gostei mesmo muito da chamada de atenção à questão dos “artigos em formato AMP”, pois desde o primeiro dia que aquilo me parecia uma forma de se perder controlo dos nossos sites internet.

    Em todos os artigos que tenho visitado através daquela coisa, fico sempre com a sensação de que o autor dos mesmos trabalhou e ‘esfalfou-se’ para entregar o conteúdo de mão beijada à Google.

    Esperava um pouco mais por parte da Google, pois sem as pessoas que criam o conteúdo, não é possível manter o modelo de negócio que a Google mantém, por isso, nada como falar até não mais poder acerca do assunto para que se torne viral e a balança passe a pende um pouco mais para o lado de quem efetivamente alimenta a web e não por quem é alimentado de forma leonina…

Leave a Reply