WordPress

WordPress 4.8: Widgets por todo o lado

Media Widgets, mudanças na edição e uns quantos progressos no personalizador. Tudo isto e mais 109 melhoramentos e funcionalidades. É assim que se apresenta ao mundo o WordPress 4.8 “Evans”, a primeira grande versão do sistema de gestão de conteúdos lançada este ano.

Vamos ao sumo.

Media Widgets

Há três novos Media Widgets no core:

  • Imagem
  • Áudio
  • Vídeo

O futuro deve trazer mais, incluindo para galerias e playlists, mas para já há estes e não é pouco.

Imagem

Os ficheiros de imagem que sejam carregados na biblioteca podem ser inseridos via selecção enquanto os externos podem ser aplicados através de URL.

Até agora, a única forma de colocar imagens dentro de um widget envolvia o uso de plugin ou código HTML. Deixou de ser necessário.

Widget de imagem
Widget de imagem

Vídeo

O widget de vídeo permite o uso, além dos ficheiros presentes na biblioteca ou integrados via URL, de shortcodes do YouTube e Vimeo, graças à MediaElement.js.

É possível carregar e apresenetar legendas, configuráveis na área de edição do vídeo, usando ficheiros .srt.

Widget de vídeo
Mostrar legendas no Widget de vídeo

Esta nova funcionalidade pode fazer crescer o número de pessoas que vão carregar vídeos de forma directa para a sua instalação.

Isto é algo que só deve ser feito por quem tem servidores suficientemente potentes para suportar as exigências do uso de vídeo. De preferência deves usar um serviço de alojamento externo, como o YouTube ou Vimeo.

Os plugins que o pretendem alargar estas funcionalidades podem adicionar suporte para outros fornecedores de oEmbed.

Widget de vídeo
Widget de vídeo

Áudio

O widget de áudio também permite incorporar formatos de áudio selecionados a partir da biblioteca ou através de URL. No entanto, não há suporte para fornecedores de oEmbed.

Esta será uma área que vai conhecer diversas mudanças com a integração futura do editor Gutenberg, previsto para uma das próximas versões.

Widgets de texto mais ricos

O widgets de texto passam a contar com um editor mais completo, com rich text. Deixa de ser necessário escrever HTML para funções básicas, como negrito, itálico, listas de marcadores ou numeradas ou fazer ligações.

No entanto, se preferires continuar a usar HTML, podes faze-lo sem problema e até beneficiar de ‘quicktags’.

text editor tags

 

Os widgets de texto passam também a permitir o uso de shortcodes.

shortcode

 

Estas novas potencialidades vão agradar aos utilizadores menos conhecedores de código, uma vez que podem criar widgets mais facilmente.

 

Editor de widget de texto
Editor de widget de texto

Deixa de haver suporte para WMV e WMA

Com os novos widgets de vídeo e áudio, e a versão 3 da MediaElement.js a chegar ao core, o WordPress deixa de suportar os formatos Windows Media Video (WMV) e Windows Media Audio (WMA).

Até agora, o WordPress usava MediaElement.js v2.22, que permitia o uso de WMV e WMA se tivesses o Silverlight instalado.

Ora, isto é começa a ser difícil de encontrar, desde que o Chrome 45 e Firefox 52 deixam de suportar esse plugin.

Editor mais completo

O editor está mais completo e simples. Em particular na inserção e edição de ligações.

Até aqui actualizar um link ou o texto em redor de um link podia ser um desafio. Muitas vezes o texto que se acrescentava à frente também ficava preso à ligação, sem que houvesse necessidade disso.

Agora as coisas ficam mais simples, com os novos elementos inline e de limites de ligação do TinyMCE .

 

Barra lateral do personalizador ajusta ao ecrã

A barra lateral do personalizador passa a ter uma dimensão variável, baseada na largura do ecrã onde te encontras a trabalhar. O objectivo é simples: proporcionar a melhor experiência possível.

Até aqui, dependendo da largura do ecrã, poderia ser muito pequena, ficando pelos 300px. Agora passa a navegar entre os 300 e os 600px de largura.

Numa primeira fase, a ideia era permitir que esta barra fosse redimensionada à vontade do utilizador mas, depois, a equipa do core optou por outro caminho. Esta será uma possibilidade para futuras versões.

Barra lateral do personalizador ajusta ao ecrã
Barra lateral do personalizador ajusta ao ecrã

WordCamps e meetups em destaque

O painel do WordPress passa a mostrar os WordCamp e meetups mais próximos da tua localização, além das notícias mais recentes.

Algo que tem toda a lógica, considerando que o WordPress é hoje uma fantástica ferramenta graças à sua comunidade e estes eventos são importantes para o seu reforço.

Podes personalizar a localização onde estás, para que possas ver os eventos mais próximos do local onde te encontras.

A informação dos WordCamp tem por base a agenda do WordCamp Central, enquanto os meetups são os que se encontram listados no meetup.com.

WordPress 4.8 WordCamp Lisboa

Multisite também com novidade

Todas as versões do WordPress trazem novidades para o Multisite e esta não é excepção. Há novos hooks e um novo parâmetro $network_id.

Deixam de ser feitas ‘chamadas’ a “is super_admin()” e passa a haver uma verificação de permissões.

Acessibilidade

O WordPress 4.8 inclui mudanças nos cabeçalhos dentro dos ecrãs de administração. É mais um esforço para reforçar a acessibilidade de todo o sistema. Basta activar o modo de acessibilidade.

Conclusão

Parece claro que esta é uma versão intermédia, enquanto decorre o desenvolvimento do Projecto Gutenberg. Sem destaques muito salientes, o WordPress 4.8 tem diversos melhoramentos que acrescentam qualidade ao software.

Leave a Reply