Gutenberg. Gutenberg. Gutenberg.
Semana cheia e dominada pelo novo tema que apaixona a comunidade WordPress: a criação do futuro editor.
A versão 0.3.0 do plugin está agora disponível e pronta a ser testada. É essencial que o maior número possível de utilizadores teste o Gutenberg e envie as suas opiniões e erros encontrados, de forma a melhorar o desenvolvimento da ferramenta. O teste, no entanto, deve ser feito em ambiente de testes e não em sites de produção, isto é, acessíveis livremente aos visitantes. Há muitos canais disponíveis para fornecer opinião.
Por exemplo, há preocupações quanto ao arrastar e largar.
Porque é que o Gutenberg é uma prioridade actual.
Matt Cromwell pergunta o que significa o Gutenberg para os autores de plugins.
Johs Pollock, por seu lado, diz que é uma boa opção para quem escreve muito mas questiona o caminho do WordPress. Adrian Roselli ficou preocupado.
Mark Root-Wiley diz que o Gutenberg é o futuro.
Será que o Gutenberg representa uma peça no problema de marketing do WordPress? Do mesmo lugar: o WordPress é mesmo difícil de aprender?
O WooCommerce chegou à versão 3.1, que integra a resolução de diversos bugs e apresenta um novo sistema de importar e exportar, que suporta ficheiros CSV, entre outras novidades.
Como se dá o WooCommerce num braço de ferro com o Shopify?
Depois de alguns meses de nada, a Automattic anunciou que vai regressar ao desenvolvimento do Underscores, um dos mais populares theme starters usados por programadores. Há um novo committer.
Depois da tempestade, a bonança: o WordCamp Holanda voltará a ser WordCamp Holanda no próximo ano.
O britânico The Sun, um dos jornais mais importantes do Reino Unido, rola em WordPress, depois de um complexo processo. O essencial do projecto foi mostrado no site da Human Made.
E ainda…
O International WordPress Awards continua a crescer.
Como internacionalizar o teu tema WordPress.
O que o WordCamp Europa 2017 trouxe de novo na acessibilidade.
O que falta nas directorias de plugins e temas do WordPress.
Sabendo que nos EUA, é permitido às comunidades locais de WordPress organizar eventos WordCamp com o título do estado como mote, acho que só poderia ser justo no mínimo que aqui na Europa, as comunidades organizadas em torno dos países, também pudessem fazer o mesmo.
WordCamp Portugal, sempre! 😉