Matt Mullenweg. Foto Twitter @wordcampus

O Melhor da Semana N.º 204: Gutenberg, privacidade e plugins

Se tudo correr como previsto, o WordPress 5 deverá ser lançado em Abril ou Maio. É o que se pode interpretar das afirmações de Matt Mullenweg na apresentação do “State of the Word”, no WordCamp dos EUA, que decorreu no fim-de-semana, em Nashville.

O projecto Gutenberg continuará a ser o grande tema da comunidade em 2018.

Nestes dias foi mesmo lançado uma página especial relacionada com o Gutenberg no WordPress.org. O plugin está agora na versão 1.8.

No blog da 10up, Helen Hou-Sandi, que já liderou o lançamento de 2 versões do WordPress, abordou a inserção de anúncios publicitários em artigos com o futuro editor do sistema.

A 10up, precisamente, publicou uma perspectiva do seu plugin Distributor, que permite sindicar conteúdo através de uma rede multisite WordPress e a web, via REST API.

Delete Me é um dos plugins que pretende resolver um dos problemas que o já famoso Regulamento Geral de Protecção de Dados veio criar para os administradores de sites. O plugin permite que os utilizadores de sites eliminem os seus dados desses sites.

Ontem foi o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Representou mais uma oportunidade de captar atenções para uma web mais inclusiva.

Num artigo curto e prático, Rian Ritveld indica quais são as principais preocupações que deves ter para garantir um site acessível.

Imperdível o artigo de Tom Zsomborgi sobre o nascimento e crescimento da Kinsta, uma empresa de alojamento especializada em WordPress. Não só numa perspectiva de desenvolvimento de negócio no ecosistema WordPress mas também dos desafios que muitas empresas do sector enfrentam nos nossos dias.

E ainda…

Usar Visual Studio Code para desenvolvimento WordPress.

Desenhar para uma web sem navegadores.

Leave a Reply