há de novo no Gutenberg, ainda em versão plugin, agora já na interacção 1.9. 

O Melhor da Semana N.º 206: Gutenberg, plugins e o WP-Portugal

Se fizéssemos a eleição da figura do ano no WordPress, a vitória certa seria do nome de um senhor com uma presença revolucionária na história da humanidade e que morreu há quase 550 anos.

Gutenberg e o projecto que lhe tomou o nome no seio da comunidade WordPress, dominou as atenções de grande parte deste ano e voltará a faze-lo em 2018.

Para atestar da sua importância, basta dizer que o lançamento do WordPress 5.0 está dependente da sua integração no core do sistema de gestão de conteúdos. Por outras palavras: só quando o Projecto Gutenberg estiver dentro do WordPress é que será lançada a versão 5.0.

Eis o que há de novo no Gutenberg, ainda em versão plugin, agora já na interacção 1.9.

Eric Mann diz que o Gutenberg é o caminho certo para o WordPress, embora reconheça que há problemas a resolver.

Já Morten Rand-Hendriksen abordou o Gutenberg no WordPress do futuro na apresentação que fez no WordCamp EUA. Diz que há 3 coisas que precisas de saber já sobre o projecto:

  1. O Gutenberg está a chegar, prepara-te;
  2. Não é apenas um substituto do editor, muda tudo;
  3. Precisa de ti (sim, também podes e deves colaborar).

O mesmo autor abordou ainda as condições necessárias para o sucesso.

Com o Gutenberg, o que acontece aos meus campos personalizados, pergunta Riad Benguella, que decidiu criar um plugin para o efeito.

A equipa do Beaver Builder, um plugin de page builder, decidiu analisar a missão de um page builder num mundo WordPress dominado pelo futuro editor.

Por falar no WordCamp EUA, a Google também marcou presença.

Plugins

Uma das coisas que se repete com frequência junto de utilizadores WordPress é a necessidade de actualizarem os plugins e temas sempre que saem novas versões. Mas talvez seja boa ideia adiar um pouco essa actualização, na opinião de Brian Jackson.

Depois de apresentado, há uns anos, como uma bela forma de apresentar conteúdos longos ou contar histórias em sites WordPress, o Storify não vingou o suficiente e irá fechar o seu serviço em Maio próximo.

Entretanto, a 10up anunciou o lançamento do WP Snapshots. É uma ferramenta que permite a equipas partilhar projectos WordPress.

Usas WooCommerce e precisas de criar campos personalizados para as contas dos clientes? Aqui tens um guia que pode ajudar.

E ainda…

As diferenças, com prós e contras, de alojamento partilhado, em VPS e dedicado.

Como criar papéis no WordPress e editar as suas capacidades.

As tecnologias que vão mudar a internet.

Os dois pilares da programação orientada a objectos.

O que é o time to first byte e como melhorar a sua prestação.

P.S. O WP-Portugal está, desde ontem, a funcionar em HTTPS e num servidor mais avançado e preparado para o futuro. Contamos, de novo, com a colaboração da PTServidor para cumprir o objectivo de divulgar o que de mais importante acontece na Comunidade Portuguesa de WordPress. Desde há vários anos que a PTServidor mantém uma relação de proximidade e colaboração com a comunidade. Da qual, de resto, também faz parte. Mais uma vez, um enorme Obrigado pelo apoio.

Leave a Reply