O Melhor da Semana N.º 257: WordCamp Lisboa, Meetup Espinho, Terceira e Porto, Newspack, WPML

A versão Beta 2 do WordPress 5.1 deve ficar disponível hoje, para testes. A versão final será lançada, se tudo correr como previsto, a 21 de Fevereiro. Uma das principais novidades é o sistema de verificação de saúde do site.

Está a ‘começar’ o WordCamp Lisboa 2019. Para já, com o convite à comunidade para que as pessoas manifestem a sua disponibilidade em ajudar a organizar o evento.

Entretanto, acaba de nascer o Espinho WordPress Meetup. O primeiro meetup deste novo grupo deverá ocorrer em breve.

Também novíssimo é o Terceira WordPress Meetup. É o primeiro meetup WordPress oficial nas ilhas.

No Porto, o meetup de Janeiro, no dia 31, celebra 5 anos de encontros ininterruptos.

Newspack

O Google, através da sua Google News Initiative, fez uma parceria com a Automattic e o WordPress.com para investirem 1,2 milhões de dólares para criar o Newspack, um sistema de publicação “rápido, seguro e de baixo custo”, feito à medida de pequenas empresas de comunicação social. Morten Rand-Hendriksen não ficou surpreendido e explica porquê.

Entretanto, o fórum de suporte do WordPress passou a aceitar menções com @ e conclusão automática do nome.

WPML atacado

O site do popular plugin de multilíngua WPML foi atacado. Aparentemente por um ex-colaborador, que deixou código como ‘porta de entrada’ no servidor da empresa. Já esta manhã, a empresa anunciou que o site estava limpo e pediu aos clientes para alterem a senha de acesso. Lembraram ainda que o plugin não foi afectado, apenas o site.

 

Governance e lideranças

Arrancou o projecto de governance do WordPress. Morten Rand-Hendriksen é um dos líderes desta iniciativa e questiona: o que é que governance significa para ti?

Entretanto, há rotação de líderes em equipas do WordPress ponto org: Josepha Haden é a nova Executive Director e Joost de Valk assume a tarefa de Marketing & Communications Lead.

Mitos de desenvolvimento e design para a Internet.

Matt Mullenweg participou numa série de vídeo da TED sobre o futuro do trabalho e falou sobre ‘equipas distribuídas‘.

A equipa do WooCommerce lançou uma nova versão, a 1.3, do plugin WooCommerce Blocks. Este é, agora, um featured plugin, o que significa que, em breve (alguns meses), irá passar a incorporar o WooCommerce.

E ainda…

A iThemes tem um novo líder e o seu fundador, Cory Miller, parte para novas aventuras.

Controlar o WordPress através de WP-CLI.

O Slack tem um novo logo. Como sempre, nestas mudanças, pouco consensual.

Leave a Reply