Agora é oficial: o WordCamp Lisboa 2019 vai decorrer no ISCTE, a 18 e 19 de Maio. O maior evento nacional sobre WordPress vai começar a recolher propostas de oradores e patrocinadores muito em breve. Também a venda de bilhetes deverá abrir nos próximos dias. Como é tradicional, os bilhetes para o evento são dos mais baratos de todas as conferências relacionadas com tecnologia. Com a vantagem dos participantes saírem sempre a ganhar, com os novos conhecimentos adquiridos e uma rede de contactos mais preenchida.
A Sucuri publicou o seu relatório de segurança, relativo a 2018. Com naturalidade, o WordPress foi o sistema de gestão de conteúdos mais atacado. Com naturalidade porquê? Por diversos factores, entre os quais estes:
- É o sistema de gestão de conteúdos (CMS) mais utilizado (33,3% de toda a Internet);
- É o CMS mais usado por utilizadores iniciados ou com muito poucos conhecimentos técnicos e poucas preocupações de segurança;
- Muitos destes utilizadores instalam os seus sites em empresas de alojamento que se transformam em gigantescos bairros de lata de sites, onde não há grandes preocupações com a segurança.
John Blackbourn assinalou os 10 anos de um plugin no repositório WordPress, refletindo sobre o seu estado.
O que há de novo no WordPress 5.1.
Porque é uma má ideia acelerar no teu projecto web.
Seis dicas para melhor tipografia web.
Nos bastidores do ClassicPress.
Plugins nacionais
A Webdados adquiriu à WidgiLabs o plugin WooCommerce InvoiceXpress. Os actuais utilizadores da versão PRO do plugin da WidgiLabs terão a possibilidade de migrar para a solução que a Webdados lançou há menos de 3 meses.
Samuel Silva lançou o plugin “Add to Google Calendar for Contact Form 7“. O plugin fornece um botão “Add to Calendar” quando o formulário, usando o CF7, é enviado.
E ainda…
Podes ganhar mais dinheiro com uma app móvel ou através de uma PWA?
A NSA, dos EUA, colocou em código aberto uma ferramenta de segurança web, denominada Ghidra.
Utilizo o WordPress desde as suas primeiras versões. Utilizava o Joomla (e outros). Embora prefira o Joomla para o tipo de trabalho que desenvolvo agora, o Joomla continua a ser um dos melhores CMS para se poder desenvolver módulos pela estruturação / organização do sistema. O Joomla era bastante atacado, o WordPress também. Ultimamente não tenho tido problemas com ataques. Creio que ambos são bastante seguros desde que tenhamos cuidados com o que instalamos/programamos e mantenhamos o sistema (core e plugins) atualizados.