O Melhor da Semana N.º 268: Jetpack, WooCommerce e Pipdig

Foi uma semana intensa no mundo WordPress. Com algum drama e questões de ética e segurança à mistura. Vamos ao essencial.

O caso Jetpack

Depois de alguns dias de intensas críticas, a equipa do Jetpack decidiu remover uma polémica funcionalidade que tinha implementado na versão 7.2. Qual era a questão? Imagina um site que tem o Jetpack activado. Quando um utilizador pesquisa por um plugin que corresponde a uma funcionalidade disponível no Jetpack, o plugin insere um resultado que ocupa o primeiro espaço na lista. A equipa do Jetpack alegou que, com tantos módulos, é provável que os utilizadores não os conheçam a todos e, assim, estava a ajudar os utilizadores. O problema é que o Jetpack estava também a anunciar o seu plano comercial.

O drama e as suas repercussões levou a líder da equipa de revisão de plugins, Mika Epstein a publicar um artigo, falando em boa fé.

WooCommerce em mudanças

Entretanto, na última semana ficou a saber-se que o WooCommerce prepara algo semelhante para a nova versão, a 3.6, passando a sugerir extensões. Esta versão deve ainda trazer uma melhor performance. Com mudanças na ‘frente da loja’ e nos ‘bastidores’.

O caso Pipdig

O outro caso foi o do Pipdig. Por episódios: o caso foi revelado num artigo no blog de Jem Turner. O Wordfence investigou o assunto e verificou os problemas existentes. Os responsáveis do Pipdig responderam e, depois, actualizaram uma resposta, que mereceu nova resposta do Wordfence. O caso foi também contado no WP Tavern e mereceu o comentário de John Blackbourn. Aparentemente o Pipdig vai encerrar as operações.

O caso teve novos contornos com uma novidade no sistema de alojamento que clientes do Pipdig usavam.

Segurança e não só

O que há de novo no Gutenberg?

Entretanto, a Automattic lançou uma linha de produtos para equipas distribuídas. Chama-se Happy Tools.

O caso de segurança no plugin Duplicate-Page.

Os 5 melhores clientes de FTP para utilizadores de WordPress.

Como comentar o código como um Pro.

Como usar o espaço no webdesign seguindo os princípios do Gestalt.

No WordCamp Lisboa 2019…

Estão encerradas as candidaturas a oradores e foi lançado o último lote de bilhetes de 2 dias.

 

Leave a Reply