Está lançado o WordPress 5.2. Com o cognome de Jaco.
A nova versão traz algumas funcionalidades importantes, umas quantas correcções e bastantes adições ao editor de blocos.
Site Health Check e Servehappy
Parte dos projectos Site Health Check e Serverhappy passam a integrar o core do WordPress e podem ser uma ajuda valiosa para resolver eventuais problemas.
Enquanto plugin, o Site Health Check verifica o estado do site e facilita a tarefa de apurar a origem de eventuais erros. Uma das grandes vantagens passa por colocar o site em estado de manutenção para quem o administra mas sem que os visitantes sejam afectados.
Com o WordPress 5.2, uma parte das funcionalidades do Site Health Check passa a fazer parte do sistema.
- A ferramenta de Estado fornece informações sobre a instalação e dicas de como melhorar a segurança e a performance do site.
- A ferramenta de Informação fornece dados sobre o servidor.
Há ainda a possibilidade de ligação e hooks e filtros, o que significa que os autores de temas e plugins podem aproveitar para fornecer sugestões aos utilizadores.
Esta funcionalidade está em Ferramentas.
O ecrã branco da morte
O WordPress 5.2 traz também a protecção contra o famoso “ecrã branco da morte” (White Screen of Death), que acontece na sequência de um erro fatal.
Com esta introdução, os administradores de sites podem aceder ao painel do WordPress e a partir daí tentar resolver o problema (na maior parte das vezes provocado por um plugin), em vez de terem de aceder via FTP.
Editor de blocos
O editor de blocos recebe diversas actualizações em termos de usabilidade e funcionalidade. Uma delas passa pelos blocos aninhados, ou em grupo. No fundo é a possibilidade de criar um bloco que serve como contentor, onde vão cair outros blocos.
É, assim, a possibilidade de usar o editor do WordPress para fazer aquilo que é possível fazer hoje com plugins de construção de páginas.
Outra novidade importante é o gestor de blocos, que permite… gerir blocos, incluido esconder aqueles que não utilizamos.
Há novos blocos relacionados com o RSS e Amazon Kindle e ajustamentos no módulo de JavaScript.
Outras novidades
Há melhoramentos na acessibilidade e na página de políticas de privacidade (se usas a opção por omissão do WordPress).
Surgem ainda 13 novos ícones no Dashicons e um novo ficheiro de formato de fonte, o WOFF2 (Web Open Font Format 2).
Há diversas novidades para os programadores e filtros Site Query e Network Query.
Sem esquecer umas mãos cheias de bugs resolvidos e outros pequenos melhoramentos.
O WordPress 5.2 pode ser instalado a partir do Painel, em Actualizações. Como sempre, é fundamental realizar cópias de segurança de ficheiros e base da dados.