WordPress

WordPress 5.6

Está lançado o WordPress 5.6 “Simone”, em homenagem a Nina Simone.

Esta é uma versão que traz coisas boas para os utilizadores e programadores.

Como utilizador, podes contar com a novidade da possibilidade de actualizações automáticas mesmo no lançamento das versões ‘major’ do WordPress. Até agora, só as versões incrementais, como X.1, X.2 etc., tinham essa possibilidade. Em qualquer das circunstâncias poderás preferir não beneficiar das actualizações automáticas e optares pelo método ‘manual’ quando preferires.

 

 

Há novidades nas senhas via REST API, com a chegada de um novo sistema para fazer chamadas autenticadas às várias WordPress API, que envolve, por exemplo, a criação e gestão de credenciais de acesso.

 

Na REST API há 28 actualizações. Também a funcionalidade de Diagnóstico do site conhece alguns melhoramentos.

É assegurado suporte para o PHP 8. Como esta nova versão de PHP é considerada uma ‘major’ são permitidas alterações que quebram a retro-campatibilidade.

Este é um aspecto que pode ter impacto em temas e plugins.

Há muitas novas funcionalidades no editor de blocos. Neste versão são integradas todas as alterações implementadas até ao Gutenberg 9.2.

O WordPress 5.6 traz ainda o novo tema por omissão, o Twenty Twenty-One.

Os programadores podem desfrutar de 85 melhorias e funcionalidades e a resolução de mais de 200 bugs.

O WordPress 5.6 integra a segunda parte do plano de 3 passos de actualização de jQuery.

Para todos os detalhes, confere o artigo guia desta versão.

A actualização pode ser feita através do Painel -> Actualizações. Como sempre é muito importante realizar uma ou mais cópias de segurança do site, incluindo ficheiros e base de dados, antes de realizar a actualização.

Leave a Reply